São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Luciana Cavalcanti/Folha Imagem
O arquiteto Sig Bergamin e a amiga Ana Maria Carvalho Pinto em noite de moda em SP


"SHIITAKE"

Geijutsuka, o "desmaterializador"

No começo do mês, os jornais de Fortaleza publicaram reportagens e entrevistas com o "genial" artista plástico japonês Souzousareta Geijutsuka, que abriria no dia 10 a mostra "Geijitsu Kakuu" no MAC do Centro Dragão do Mar de Arte.

 

"Ousado", Geijutsuka "conquistou fama mundo afora ao aliar pesquisas na eletrônica e nas telecomunicações com conceitos de tempo real, simultaneidade, supressão de espaço e imaterialidade", escreveu-se. Criou inclusive uma técnica de fotografar, o "shiitake".
 

No dia, quem apareceu no museu deu de cara com o artista plástico paulistano Yuri Firmeza, 23. Com o aval do diretor do museu, Ricardo Resende, ele havia inventado tudo, artista, exposição, "shiitake". A coluna conversou com ele por telefone:
 

Folha - Quem é Geijutsuka?
Yuri Firmeza -
Ele não existe. O nome quer dizer algo como "artista inventado" em japonês. O da exposição, "Arte e Ficção". Eu escrevi o "press-release". Fiz as fotos das "obras", uma delas meu gato. A "assessora de imprensa" que visitou as redações era minha namorada disfarçada.

Folha - Por que tudo isso?
Firmeza -
Queria discutir as forças que regem a arte, essas entrelinhas nem sempre estéticas. A mídia como atração, o espaço do museu como consagração simbólica. Consegui.

Folha - E a reação da mídia?
Firmeza -
Foi ruim. Fui chamado de "moleque", de "boçal", chamaram o Ricardo Resende de irresponsável. Preguei na sala os e-mails que troquei com Tiago Themudo, meu orientador, nos quais nós fomos formatando a idéia da falsa exposição e do falso artista, muito baseado nas idéias do [artista alemão] Hans Haacke e do [filósofo e sociólogo] Pierre Bourdieu. Agora estou pregando as reportagens com as reações.

Folha - E como eu sei se você existe mesmo?
Firmeza -
Não sabe.

SAPORE DI SALE...
O Palácio do Planalto fará uma pequena reforma em suas cozinhas. Investirá R$ 40 mil na obra -metade é para o novo piso, de granito roxo.

...SAPORE DI MALE
E o governo também dará um tapinha na piscina do Alvorada, com um custo de R$ 13 mil.

O CORDÃO AUMENTA
E vem aí o Dia do Presidente da República. A proposta foi entregue à Câmara por um deputado do Partido Verde. Justificativa: se existem o Dia das Crianças, do Vizinho e da Mentira, por que não do Presidente?

MANDA O LIMA
Lula não vai, mas mandou Gilberto Gil no lugar dele. O ministro da Cultura deve emendar a atual temporada em Nova York (que emendou de temporada em Miami) com uma temporada em Davos, aonde chega dia 25 para o Fórum Mundial.

COLDPLAY?
Quem procura por shows de Gil no mundo pelo site Pollstar encontra o aviso de que o artista não tem apresentações internacionais agendadas para 2006. E a sugestão: "Você pode se interessar por informações destes músicos parecidos com ele: Coldplay, Elvis Costello, Fiona Apple e Fountains of Wayne".

É GRAVE A CRISE
Segundo pesquisa recente, o trabalho do Congresso recebe aprovação de 27% da população, ante 67% que o reprovam, o pior resultado desde 1994. A apuração foi feita pelo instituto Gallup. O Congresso em questão é o norte-americano.

O MUNDO É DASPU
O desfile da grife Daspu no Fashion Rio virou notícia do jornal "Daily News", de NY, que publicou que "um grupo de prostitutas ofuscou Gisele Bündchen ao passar pela passarela". Um portal da Nova Zelândia também noticiou, dizendo que prostitutas "roubaram brilho de tops como Gisele".

MODELO E CANTOR
Antes de criar os Strokes, Julian Casablancas tentou ser modelo. Foi em 1993, na Click Models. À época, a Elite, de papai John, não tinha divisão masculina. Mas o vocalista desistiu logo.

BANHERÓN
Por falar em Strokes, o baterista brasileiro Fabrizio Moretti disse à revista "Jane" deste mês que o lugar mais esquisito em que fez amor foi "minutos atrás, no banheiro feminino da ópera". Com a namorada, a atriz Drew Barrymore, ex-"ET".

TOCA E BRILHA
A onda nos EUA é adornar telefones celulares com os caríssimos cristais Swarovski, colados um a um. A moda chega ao Brasil com a apresentadora Eliana, que fez o seu em Los Angeles.

SONHO MEU
Sabe aquele gol que nunca saiu, a não ser no sonho do jogador ou do torcedor fanático? O blog "Caroço" (www.caroco.com.br) criou um podcast com narrações de golaços imaginários. Alguns deles roteirizados por celebridades como Zico e Washington Olivetto.

BATIDA
O DJ Tiesto vai tocar com o Olodum no Carnaval da Bahia.
SÉRGIO DÁVILA (interino)
@ - sdavila@folhasp.com.br

@ - bergamo@folhasp.com.br
COM JOÃO LUIZ VIEIRA E DANIEL BERGAMASCO


CURTO-CIRCUITO

É hoje, às 21h, a estréia da peça "Ismênia", no Tuca. No elenco
Sônia Guedes, Adriana Londoño e Rubens Caribé.
O Yacht Club de llhabela comemora hoje seus 50 anos com jantar
na avenida Força Expedicionária Brasileira, 299.
O Arroz 2006, na ilha de Itanhangá, em Angra dos Reis, faz festa
hoje, a partir das 23h, em homenagem ao aniversário de São
Paulo e ao padroeiro do Rio de Janeiro, São Sebastião.


Texto Anterior: Para a TV Globo, divulgação de "números irreais" é preocupante
Próximo Texto: Rodapé: Otto Maria Carpeaux: a biblioteca aberta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.