UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Almond faz giro pelo lado bizarro do pop

DA REDAÇÃO

Para a boa arte, não há nada como a opressão. Levando sua máxima muito a sério, Marc Almond, a cara famosa da dupla Soft Cell, muda-se para a TV -meio bem mais opressor do que estúdios e cabines de DJs.
Ícone gay dos anos 80 com sua banda e sua música nada ambíguas, Almond é agora também apresentador, no programa "Euromusic New Music Television", exibido quinzenalmente no Eurochannel, às sextas.
Idiossincrático como sempre foi, Almond aplica em seu programa a descontração e a disparidade de estilos que o fizeram conhecido junto com sua banda.
Assim, em sua meia hora de duração, "Euromusic" gira o mundo e dá espaço para a esquisita banda italiana Marlene Kuntz, para o pop (chinês) do Sober, para o gélido e confortante grupo Delgados, da Escócia...
Antes e durante os clipes, saborosos comentários de Almond -que é, no final das contas, o verdadeiro astro do programa.
"Existem clássicos às centenas, talvez milhares. Mas veja este aqui: explode até o topo!", exclama para a contagiante house "Another Chance", do DJ americano Roger Sanchez.
O exagero, sonoro e visual, sempre esteve inerente a Marc Almond. Ao lado de David Ball, ele encarnou o Soft Cell, dupla que durou apenas de 1980 a 84 (voltaram com disco e turnê no ano passado), mas deixou sua herança para o pop. "Tainted Love" está entre as canções mais conhecidas e associadas aos anos 80.
Em sua meia hora televisiva, Almond não apela para a nostalgia autocomplacente e auto-referente, mas fica claro, com as músicas escolhidas, o ritmo frenético, o layout do programa, que o astro é ele mesmo. (THIAGO NEY)


EUROMUSIC: NEW MUSIC TELEVISION. Onde: Eurochannel. Quando: hoje, às 21h.


Texto Anterior: Revista: Santa Ifigênia é palco de evento e concerto
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Da guerra do Peloponeso à guerra de Bush
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.