São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Ambientação e atores são o forte de "Fargo"

Fargo
SBT, 23h15.
   
EUA, 95, 97 min. Direção: Joel Coen. Com Frances McDormand, William H. Macy, Steve Buscemi. Um vendedor de carros trama o seqüestro da própria mulher, para ver se o sogro paga o resgate e o livra das muitas dívidas. Além dele, a figura central do filme, a delegada que, diligentemente, investiga o caso. A ambientação (num inverno gélido) é o forte, assim como os atores centrais. Mas, vamos convir, como sempre, com os Coen, não vamos muito mais longe.

O Jogo do Sexo
Bandeirantes,1h.
 
(I Like to Play Games). EUA, 94, 90 min. Direção: Moctezuma Lobato. Com Lisa Boyle, Ken Steadman. Homem procura parceira capaz de satisfazer sua fértil imaginação. Encontra. Daí rola sadismo, masoquismo e tal.

O Informante
SBT, 1h15.
   
(The Insider). EUA, 99, 157 min. Direção: Michael Mann. Com Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer. Executivo de empresa fabricante de cigarros (Crowe) decide dividir os muitos segredos sórdidos sobre essa indústria com produtor do programa de TV "60 Minutos" (Pacino). Verá depois o que é bom para a tosse. História baseada em fato real e relevante. Mas Mann dá uma enorme colher de chá à indústria talvez tão nociva quanto a dos cigarros, a televisão. De todo modo, acima da média.

O Jogo da Paixão
SBT, 4h.
  
(Tin Cup). EUA, 96, 135 min. Direção: Ron Shelton. Com Kevin Costner, Rene Russo, Cheech Martin, Don Johnson. Jogador de golfe com talento de campeão e temperamento que o atrapalha, contenta-se em sobreviver dando aulas. Até que um dia passa a dar aulas para a namorada de um rival (Johnson) muito bem-sucedido. Obviamente, ele vai se apaixonar pela garota. E obviamente vai querer encarar o velho adversário. (IA)

TV PAGA

"Uma Linda Mulher" realiza sonhos de Cinderela

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Uma Linda Mulher" realiza o sonho masculino de regenerar uma mulher "perdida", de encontrar valores e virtudes ali onde o mundo só vê desonra e vergonha. E talvez, também, o sonho feminino de ser plenamente acolhida, a despeito de suas fraquezas.
Isso explica, em parte pelo menos, o sucesso deste filme -mas é quase certo que a ele não sejam alheios seus atores, pois Julia Roberts não tem a menor cara de prostituta, e Richard Gere está mais para gigolô (ver "O Gigolô Americano", de Paul Schrader, papel a caráter para seu tipo de beleza) do que para milionário insatisfeito.
Com isso, a identificação aos personagens nunca pode se completar sem maiores dificuldades. Sabemos viajar num conto de Cinderela, com Julia Roberts no papel-título, a vida como madrasta e Richard Gere como príncipe encantado. Junte a tudo uma música muito a calhar e está resolvido o problema de quem pretende distrair-se preguiçosamente no sábado de Carnaval.
Agora, quem quiser ver a melhor opção do dia terá de esperar o fim do baile. Às 3h, entra "Um Dia de Cão", belo policial de Sidney Lumet que, nem por ter inspirado nossos programas policiais de TV (descrição documental de um assalto e suas decorrências, como se fosse "ao vivo") merece o opróbio.
Há, por fim, duas sessões de "Sitcom - Nossa Linda Família", filme em que François Ozon associa a idéia de "sitcom" (comédia de situações), instituição televisiva e familiar, aos sérios distúrbios de uma família -e da instituição familiar em geral. Não é lá muito carnavalesco. Mas não é que em Carnaval vale tudo?


UMA LINDA MULHER. Quando: hoje, às 21h30, no Max Prime. "Um Dia de Cão" (hoje, às 3h, no TNT). "Sitcom - Nossa Linda Família" (hoje, às 15h55, e 5h35, no Telecine Emotion).


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Até quarta-feira, patrão!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.