São Paulo, domingo, 21 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor vê "melhor momento da história"

DA REPORTAGEM LOCAL

"Yo Soy Betty, la Fea" é o maior sucesso da TV na América Latina. O original colombiano foi exibido em mais de cem países e adaptado em 22. Também entrou para o "Guinness", o livro dos recordes, como a novela mais vista no mundo.
Escrita por Fernando Gaitán e produzida entre 1999 e 2001, foi o primeiro texto do país a ser recriado nos Estados Unidos -até o Brasil tem sua versão; "Bela, a Feia" chega ao fim na Record em abril.
Mas Gaitán, 62, está melancólico. "Fico triste que "Ugly Betty" acabe. Por outro lado, é um original colombiano que aguentou quatro temporadas na TV norte-americana. É uma felicidade", conta, por telefone, de sua produtora, em Bogotá.
Ele acha que as histórias estão fazendo sucesso e que é "o melhor momento da história da Colômbia nessa área". "O estabelecimento de estúdios norte-americanos em Bogotá, como a Disney, a Fox e a Sony, ajudou a desenvolver nosso polo produtor, iniciativa que começou a acontecer mais fortemente há quatro anos."
Segundo ele, isso gerou outros ganhos: "É também uma forma de entender o que funciona para os EUA, porque essa aproximação importa a ambos os países, mas eles têm interesses distintos. O diálogo tem de ser permanente".
Para ele, além dos custos mais baixos, a geopolítica é fator determinante para essa forte presença. "A Colômbia está no meio do caminho entre Brasil/Argentina e México/EUA. Estamos numa posição estratégica. A crise na Venezuela também transferiu coisas para cá. Os canais investiram muito na infraestrutura televisiva aqui."
Outra razão do aumento da produção exportada é a TV paga. Ele diz que as TVs abertas normalmente têm as portas fechadas para coisas vindas de fora. "Com razão. Faz parte da proteção da indústria nacional investir nas suas produções e em seus autores. Mas os canais pagos abriram mercados."
Gaitán não desiste de emplacar mais um sucesso internacional desse porte e, para isso, aposta na quantidade. Tem 28 novos projetos. Quatro já foram levados ao ar. Os outros estreiam até 2011. (LVR)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Comentário/"CQC": Falta um diferencial à nova temporada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.