São Paulo, sábado, 21 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda abriga futurismo

da Redação

A moda é um dos territórios mais pródigos para a expressão dos "millies". Um de seus mais fortes representantes é o estilista belga Walter van Beirendonck. Ele assina a marca W<, também conhecida como Wild and Lethal Trash. O slogan: beije o futuro.
Em sua mais recente coleção, por exemplo, desfilada em janeiro deste ano, o estilista mostrou modelos com próteses nos rostos dos modelos, alterando as formas do nariz, bochechas e queixos. O look foi inspirado no trabalho da artista performática francesa Orlan, que documenta em vídeo suas cirurgias plásticas.
Para que as próteses fossem percebidas, ele fez estreitas passarelas junto às cadeiras do público. Assim, instala o "desejo de criar uma identidade tribal urbana" para uma nova geração, conforme declarou à época. A preocupação de van Beirendonck com o próximo milênio se reflete em suas coleções, com guerreiros nômades, homens de borracha e mulheres-pássaro, em looks que desafiam classificações.
O estilista atua também na Internet. Com o site www.walt.de/, convida à interatividade na figura do colorido personagem Puk Puk, inspirado no universo dos quadrinhos, estimulando a reciclagem e o bom humor: "Penso no ano 2000 como se fosse a próxima temporada. Espero que as coisas sejam mais flexíveis e menos aborrecidas". (EP)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.