São Paulo, segunda, 21 de abril de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Leitura de "Cacilda!!!!" hoje, às 19h, contará com participação da atriz Bete Coelho
Oficina lê texto sobre Cacilda Becker

da Reportagem Local

Hoje, às 19h, haverá no Teatro Oficina, em São Paulo, a leitura de "Cacilda!!!!", a quarta parte do texto do diretor José Celso Martinêz Correa sobre Cacilda Becker, a mais importante atriz da história do teatro brasileiro.
A leitura anterior, da terceira parte, aconteceu no palco do Teatro Brasileiro de Comédia, durou nove horas e terminou em uma grande celebração.
"Estou sentindo chegar a paixão e a forma de fazer esta peça mais difícil de fazer que já inventei para mim mesmo e quero arriscar uma leitura que vai demorar muitas horas com os que topem essa aventura descabida", escreveu Zé Celso em texto sobre a leitura.
Desta vez, a previsão é de que o evento dure seis horas. "O texto tem 198 páginas e, da outra vez tinha 259", afirmou Pascoal da Conceição, um dos atores do Uzyna Uzona.
A leitura, que terá entrada gratuita, começa às 18h. Além de Zé Celso, participam os atores do grupo Uzyna Uzona e a atriz Bete Coelho.
"Cacilda!!!!" aborda a fase do Teatro Cacilda Becker, quando a atriz abandona o Teatro Brasileiro de Comédia para montar sua própria companhia, nos anos 60.
Também faz registro da época em que Cacilda presidiu a Comissão Estadual de Teatro e teve de enfrentar pressões do regime militar, que a fez devolver o prêmio Saci que havia recebido.
"É a fase em que ela está casada com Walmor Chagas, em que ela é dirigida em `Cleópatra' por Ziembinski", afirmou Pascoal da Conceição.
"Cacilda!!!!" mostra a consolidação da carreira da atriz -fase em que ela afirmou "Todos os teatros são meus teatros"-, em que ela se assumiu como representante da classe teatral.
Na estrutura do texto de Zé Celso -que ganhou prêmio de dramaturgia da Secretaria do Estado da Cultura em 1990, nunca recebido pelo diretor- há utilização do paralelo das peças que ela interpretou com os fatos de sua vida.
"Cacilda foi a rainha do teatro brasileiro. É essa pessoa que Zé evoca em seu texto", disse Pascoal.

Leitura: Cacilda!!!!
Autoria e direção: Zé Celso Martinêz Correa
Com: atores do grupo Uzyna Uzona, Bete Coelho e Alexandre Borges
Quando: hoje, às 19h (duração 6h)
Onde: Teatro Oficina (r. Jaceguai, 520, tel. 011/606-2818)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã