São Paulo, terça, 21 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMENAGEM
Obra é reprodução em bronze de monumento no Rio
Madri inaugura amanhã estátua do escritor Machado de Assis

free-lance para a Folha

Uma estátua reproduzindo a figura do escritor brasileiro Machado de Assis será inaugurada amanhã em Madri, capital da Espanha. A estátua é uma reprodução em bronze do monumento em homenagem ao autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" existente na sede da Academia Brasileira de Letras, no centro do Rio de Janeiro.
A estátua original, de autoria do escultor Bartolomeu Humberto Cozzo, foi inaugurada em 1929, em comemoração ao 90º aniversário de nascimento do escritor carioca (1839-1908).
A réplica da estátua foi doada à capital espanhola pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL).
Machado de Assis foi um dos fundadores da ABL, em 1897, e o primeiro presidente da academia.
Foram gastos cerca de R$ 30 mil com a confecção, fundição e transporte da réplica da estátua, que ficará localizada em um canteiro central da avenida Brasil, em Madri.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.