São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Cantor e Bajofondo evocam lamúrias platinas

SYLVIA COLOMBO
EDITORA DO FOLHATEEN

Há quem diga que, se estivesse vivo, Astor Piazzolla (1921-1992) encabeçaria o Bajofondo Tango Club. Não chega a ser exagero, se pensarmos que o legado do mítico artista foi ter transformado um gênero popular argentino em música internacional e refinada, e o que tentam hoje esses novos criadores é dar a esse mesmo tango roupas modernas e globalizadas.
Em "Bajofondo Tango Club", computadores convivem com bandoneon, contrabaixo e violinos. Por trás das máquinas, estão o argentino Gustavo Santaolalla, principal produtor de pop latino-americano (Café Tacuba, Molotov, Juanes e muitos outros), e o uruguaio Juan Campodónico. O disco passeia pelo drum'n'bass, o hip hop e utiliza alguns samples, como o que traz de volta a voz soturna e poderosa de um dos grandes cantores do tango argentino, Roberto Goyeneche (1926-1997).
A roupagem sofisticada da eletrônica causa, entretanto, uma sensação de esvaziamento do tom nostálgico do tango. Mas é curioso notar que é justamente quando o tango canção é evocado que o disco se destaca -acontece nas faixas "Mi Corazón" e "Perfume".
A mescla de eletrônica e sons regionais também aparece em "Eco", do uruguaio Jorge Drexler, produzido por seu conterrâneo, o supracitado Juan Campodónico. Aqui, porém, a mistura é mais diluída. Além das sonoridades do Rio da Prata, participam do caldo ecos da bossa nova, de uma influência "caetânica" e uma percussão à brasileira, encarnada na participação de Marcos Suzano.
Sutil e suave, o álbum peca pela falta de ousadia e de arroubo musical, mas boas surpresas residem sobretudo nas belas e engenhosas letras, como em "Guitarra y Vos", a melhor canção do CD (hay escritas infinitas palabras/ zen gol bang rap Dios fin).


Eco
   
Artista: Jorge Drexler
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 35, em média

Bajofondo Tango Club
    
Artista: Bajofondo Tango Club
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 35, em média



Texto Anterior: Música: Jorge Drexler mostra sua identidade pop hoje em SP
Próximo Texto: DVD: Buñuel desafia ordem com "Ensaio de um Crime"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.