São Paulo, sábado, 21 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Com concertos em estádios e salas sem acústica, imagem do tenor italiano se desgasta e levanta suspeitas de ação caça-níquel

Pavarotti vive despedida "sem fim" dos palcos

KELLY VELÁSQUEZ
DA FRANCE PRESSE, EM ROMA

A longa despedida de Luciano Pavarotti dos palcos está deixando um gosto amargo na boca dos melômanos, que acusam o tenor mais famoso do mundo de ter se convertido em uma espécie de comerciante do "bel canto".
A carreira de um dos cantores líricos mais populares e amados do século 20, iniciada em 1961, na Irlanda, no papel do duque de Mantua, no "Rigoletto", está pouco a pouco perdendo seu brilho, em boa parte devido às apresentações medíocres realizadas no decorrer de vários anos de anunciadas turnês mundiais de despedida.
Seus legendários "dós de peito", suas interpretações de Verdi, seu "star power" inato, tudo o que lhe valeu as primeiras páginas das revistas mais importantes do mundo e a aclamação como "o novo Caruso" vem caindo no esquecimento em razão de concertos em estádios e salas sem acústica, feitos para um público pouco exigente, embasbacado com sua fama e sua figura mastodôntica.
Para muitos críticos e especialistas, o "rei do agudo", que no próximo 12 de outubro completará 70 anos, está perdendo seu carisma e se transformando em um "tenor globalizado", uma espécie de fábrica de dinheiro que não consegue se aposentar.
Apesar de já ter anunciado seu afastamento iminente dos palcos em diversas ocasiões, Pavarotti decidiu fazer uma turnê mundial de despedida, começando pela América Latina, passando pela Europa, os EUA e a Austrália e terminando em dezembro em Hong Kong, Xangai e Pequim. Não está descartada a possibilidade de a turnê se estender por 2006, o que confirmaria as suspeitas de que ele não está conseguindo encerrar sua carreira.
Seu último concerto em Paris não satisfez as expectativas, e o Palácio de Esportes Paris-Bercy não chegou a lotar, em parte devido ao alto custo dos ingressos. Na Europa, chegam 220 (R$ 680).
"Parece que Pavarotti anda cantando apenas para cobrir os custos de seu divórcio milionário [US$ 60 milhões]", escreveu, indignado, o crítico musical do jornal francês "Le Figaro", chocado com o uso de amplificadores e com os poucos agudos cantados.
A concessão feita às novas tecnologias, com a projeção de imagens em telões durante os espetáculos e a presença de artistas convidados, também incomoda os fãs mais ortodoxos e aumenta as suspeitas de que as apresentações constituam uma operação comercial que não levam o tenor a esforçar sua bela, mas envelhecida voz.
Muitos recordam que Pavarotti passou por um momento difícil há cinco anos, quando estava sob a mira do fisco italiano e envolvido nos trâmites da separação de sua primeira mulher, a quem substituiu por sua secretária, 30 anos mais jovem do que ele.
Inspirado na experiência dos Três Tenores (Pavarotti, Plácido Domingo e Carreras), que aceitaram comemorar a Copa do Mundo de 1990 cantando num concerto em Roma, cuja gravação resultou num disco que proporcionou lucros inesperados, Pavarotti decidiu deixar os templos elegantes do canto lírico para levar o "bel canto" aos lares dos ouvintes, através das telas de TV. "A televisão trouxe uma democracia na qual a última palavra é do público", disse Pavarotti, deixando subentendido que, depois de aposentado, pode virar fenômeno de mídia, gravando discos para crianças e cantando árias ou baladas para todos os públicos.


Tradução Clara Allain


Texto Anterior: Artes plásticas: Mostras "rejuvenescem" foco da Estação Pinacoteca
Próximo Texto: Festival: Nick Hornby inspira temas de curtas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.