São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br




Caixa terá serviço bancário via TV digital

A CEF (Caixa Econômica Federal) vai oferecer serviços bancários pela TV digital já a partir do ano que vem. Inicialmente, por exemplo, será possível consultar movimentações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pelo controle remoto do televisor. Num futuro não muito distante, correntistas do banco poderão jogar na Mega-Sena enquanto assistem ao programa preferido.
A Caixa trabalha com um cenário em que a TV digital funcionará como a internet. Isso é perfeitamente possível, mas depende de uma série de fatores, principalmente da oferta de "set-top boxes" (caixas decodificadoras que o telespectador terá de comprar) que operem como verdadeiros microcomputadores e de o usuário possuir uma linha de retorno (como conexão de banda larga).
Por isso, na semana passada o banco estatal fez um seminário em Brasília com representantes da indústria de eletroeletrônicos, de softwares, das TVs e com pesquisadores. E encomendou a eles soluções.
Apesar do alto custo inicial da TV digital, a CEF vê nela um instrumento de inclusão bancária. Quer usar a TV até para se comunicar com beneficiários do Bolsa Família. "Pelo perfil da Caixa, é dever dela oferecer serviços pela TV digital. A TV está presente em 98% dos lares, faz parte da intimidade do brasileiro", diz Clarice Coppetti, vice-presidente de tecnologia da informação do banco.

MARTELO 1
Pela segunda vez, a Justiça Trabalhista de São Paulo realizará (nesta quarta) um leilão de intervalos comerciais da Rede TV! para pagar sentença trabalhista. No final de março, foram a leilão 21 minutos, por R$ 663 mil. Mas, como esse valor é maior do que o que a emissora cobra, não houve interessados. Agora, oferecerá um minuto e 15 segundos por R$ 44,3 mil.

MARTELO 2
A Rede TV! diz que o novo leilão é de sentença trabalhista de ex-funcionário da TV Manchete. Apesar de ter herdado as concessões da Manchete, a Rede TV! contesta decisões judiciais que a declaram sucessora da emissora. Segundo o superintendente Dennis Munhoz, a Rede TV! tem oferecido espaços comerciais em todas as ações da ex-Manchete.

MICROCÂMERA
A MTV estréia em agosto um novo programa de João Gordo, o "Gordo Viaja", que percorrerá Peru, África do Sul, Austrália, Alemanha e França. A novidade é que o próprio João Gordo será "cinegrafista". Tudo será gravado com uma câmera de celular, um lançamento da Nokia, uma das patrocinadoras da atração, que terá oito episódios.

MÁSCARA
A Record está tendo problemas com a classificação indicativa de "Zorro", novela hispânica que pretende estrear em julho, na faixa das 19h. Cada capítulo da novela está sendo classificado individualmente. Dos dez primeiros, só um foi considerado "livre" (19h). Cinco foram classificados como impróprios para menores de 10 anos (19h), dois para 12 anos (20h) e dois para 14 anos (21h).


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.