São Paulo, segunda-feira, 21 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Filme discute doação de embriões

DA REPORTAGEM LOCAL

O documentário "Adote um Embrião", que o GNT mostra nesta manhã, trata do método de implantar embriões doados em mulheres inférteis. No filme, uma empresa americana faz a mediação entre as famílias que querem doar e as que querem receber o embrião. O casal beneficiário deve convencer os doadores por meio de fotocolagens, carta de apresentação e perfil socioeconômico. Até receber a resposta, enfrenta um suspense.
O diferencial aqui é a relação travada entre as partes -e o fato de o filme lançar luz sobre um processo tradicionalmente anônimo. A partir da história de três casais, ele traz à tona, com viés conservador, a discussão sobre o início da vida.
Um dos casais doadores mostra uma "ligação emocional" com o embrião congelado. Após ter seu filho, por meio de inseminação artificial, uma mulher decide congelar os outros embriões. Frases como "dizem que é apenas uma célula, mas há vida de verdade lá", pontuam o debate.
Outra questão levantada é se a criança ficaria com o casal doador ou o receptor, em caso de disputa judicial. Após escolher o casal beneficiário, uma das doadoras e seu marido demonstram certo arrependimento. "Foi difícil assinar o papel para abrir mão de meu embrião. E se nós tivéssemos ficado com a criança? Acho que teria sido bom também."


ADOTE UM EMBRIÃO
Quando:
hoje, às 11h
Onde: GNT


Texto Anterior: Teatro: Ingleses são destaque de encontro em SP
Próximo Texto: Crítica: Comédia atualiza a vontade de controlar o outro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.