São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Turnê "Twenty Summers' vai levar o cantor a 15 países, alguns pela primeira vez, como Turquia, Croácia e Finlândia
Música: Gil celebra 20 anos do "Gil europeu"

Adriana Zehbrauskas/Folha Imagem
Gilberto Gil, que se apresenta pela 20ª vez consecutiva na Europa durante o verão


ANNA LEE
da Sucursal do Rio

Este ano, o verão europeu vai ser especial para o cantor Gilberto Gil. Com a turnê "Gilberto Gil - Twenty Summers", de 6 de junho a 2 de agosto, o cantor vai comemorar os 20 anos consecutivos em que se apresenta na Europa nesta época.
Gil vai percorrer 15 países -alguns pela primeira vez, como Turquia, Croácia e Finlândia.
Melhor, vai "estar na França durante os primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo" e vai "poder assisti-los".
Melhor ainda, no seu roteiro estão incluídas cinco apresentações no Olympia de Paris, de 9 a 14 de junho. No dia 10, Gil fará um show logo depois do jogo de estréia do Brasil contra a Escócia.
"Estou programando essa excursão há pelo menos dois anos. Disse a meu agente que queria ir para a França fazer shows nas vésperas dos jogos do Brasil. Quando foram escolhidas as cidades, ele marcou as apresentações, a surpresa ficou por conta do show justo no dia da estréia."
Na França, além de Paris, Gil vai fazer shows em Nantes e Marselha, cidades em que o Brasil vai jogar na primeira fase da Copa.
Em cada dia da temporada no Olympia, ele dividirá o palco com cantores brasileiros. No dia 9, vai se apresentar com Gal Costa e Ivete Sangalo.
No dia 10, será a vez do grupo Paralamas do Sucesso e de Carlinhos Brown. E no dia 11, de Elba Ramalho.
O dia 13, Gil reservou para receber dois cantores estrangeiros, o senegalês Youssou N'Dour e o argelino Cheb Mami.
No último dia, vai lançar na Europa o disco "Quanta Gente Veio Ver - Gilberto Gil ao Vivo", lançado no Brasil em janeiro, no qual registrou shows da turnê do seu último disco de estúdio, "Quanta".
O cantor pretende abrir suas apresentações pela Europa -"o Brasil se saindo bem ou não"- com um samba que fez para a Copa chamado "O Balé da Bola", que, segundo ele, conta a trajetória do futebol pela história da humanidade.
A música "Aquele Abraço", na qual fala do Flamengo, apesar de torcer para o Fluminense, também estará no repertório de seus shows.
"É inegável para qualquer tricolor que o Flamengo é o clube das grandes multidões. Quando fiz a música estava procurando uma palavra para rimar com Realengo, escolhi Flamengo e aproveitei para mandar um abraço para a torcida flamenguista."
O palco do Olympia também terá elementos sobre a Copa, uma grande bola de futebol no centro e uma representação da torre Eifell, além de "lembrar o país do futebol", com referências ao Pão de Açúcar e ao Corcovado.
Gil contou que, apesar de já ter colocado na mala uma camisa da seleção brasileira, vai "vesti-la somente se o nosso time estiver jogando bem".
Ele disse que é "apaixonado por futebol" e já jogou muita bola. Mas como nunca conseguiu aprender a dominá-la com os pés, acabou se tornando goleiro.
Na verdade isso pouco importa, e "como todo brasileiro", gosta mesmo é de opinar sobre futebol.
"Não estou apostando no time de Zagallo, não sei se ele vai conseguir prepará-lo até a Copa. Temos talentos individuais, falta afiná-los."
Júnior Baiano é, segundo Gil, o melhor dos jogadores brasileiros, mas ele cita também Ronaldinho e Denílson.
"Júnior Baiano é um dos centrais mais completos que já surgiu no futebol brasileiro. Ele é alto, forte, decidido, tem classe, tem técnica e, além do mais, é lindo. E eu não sou fã de última hora, gostava do futebol dele desde a época em que era criticado, quando saiu do Flamengo para ir para o São Paulo."
Na turnê "Gilberto Gil - Twenty Summers" também está incluído o Festival de Montreux, que faz parte da temporada européia de Gil desde 1978.
Gil foi o primeiro artista brasileiro a se apresentar no festival.
Desde então se instituiu a noite brasileira na Riviera Suíça. No dia 4 de julho será realizado o show comemorativo "20 Anos de Música Brasileira em Montreux", no qual Gil estará ao lado de Marisa Monte e Novos Baianos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.