São Paulo, domingo, 21 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

crítica

"Edukators" transforma euforia juvenil em angústia

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

É possível que "Edukators -Os Educadores" (TC Cult, 19h40; classificação: 12 anos) tenha coisas a ensinar em vários níveis. No início, jovens invadem casas de ricos, rearranjando objetos. É um tipo de resistência quase pacífica a um mundo que se move em torno do apego material.
Também pode-se dizer que essa é uma revolta meio elitista. Mas, como se passa na Áustria, e considerando a terrível e justificada fama angariada pelos grupos armados tipo Baader-Meinhof pós-1968, esse quase gandhismo juvenil tem a seu lado a criatividade e o humor.
Mas então somos confrontados com o hábito dos jovens esquerdistas de, com o tempo, virarem bastiões do conservadorismo. Aqui, instaura-se uma indagação sobre a atividade política -pura a princípio, impura na evolução. Talvez por isso, a euforia inicial se transforme em amargura.


Texto Anterior: Bia Abramo: Novela volta demais no tempo
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.