São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Academia decide manter categoria
Documentário curto terá Oscar próprio

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas


O comitê diretivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na última quarta-feira o restabelecimento do Oscar para documentários de curta-metragem. A nota oficial afirma: "O comitê votou pela rescisão do voto de janeiro que fundia num único prêmio, de Melhor Documentário, as categorias de Documentário de Longa-Metragem e de Curta-Metragem".
É a segunda vez nesta década que a Academia volta atrás numa decisão referente a filmes curtos. Em 1992, o fim do Oscar para curtas de ficção e documentais foi revogado devido à pressão de cineastas do porte de Coppola e Scorsese.
Como previsto, a história acabou se repetindo. Cineastas novamente se mobilizaram, desta feita contra a idéia da unificação.
O comitê diretivo da Academia também decidiu limitar o número de produtores que podem receber o Oscar de melhor filme. Cada produção passa a poder indicar um máximo de três profissionais. A 72ª festa de premiação acontecerá em 26 de março.


Texto Anterior: Trabalhos do fotógrafo colecionam prêmios
Próximo Texto: "Star Wars": Filme tem pré-estréia beneficente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.