São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhos do fotógrafo colecionam prêmios

free-lance para a Folha

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em 8 de fevereiro de 1944, em Aimorés (MG), como único homem no meio de sete irmãs.
Estudou economia em Vitória (ES) e, em 1968, seguiu o curso de pós-graduação em economia na Universidade de São Paulo.
A partir de 1973, começou a trabalhar como repórter fotográfico. Em seguida, entrou para as agências Sygma e Gamma, depois para a Magnum, em 1979, fundada por Cartier-Bresson nos anos 40.
Salgado é um dos fotógrafos que mais recebeu prêmios e honrarias devido aos projetos voltados para questões sociais e econômicas que envolvem populações carentes.
Com a publicação do trabalho sobre a América Latina e o Sahel, na África, em 1986, foi nomeado o melhor fotojornalista do ano pelo International Center of Photography de Nova York.
Em 1994, deixou a agência Magnum e criou a Amazonas Images e iniciou o projeto sobre o movimento das populações no mundo. Nesse mesmo ano, recebeu o prêmio de publicação do livro "Trabalhadores", dado em Nova York.
Pelo livro sobre o movimento dos sem-terra, Salgado recebeu vários prêmios, como o da Funarte e o do Ministério da Cultura.
Em 98, foi laureado com o Prêmio Príncipe de Astúrias de las Artes, da Espanha, e neste ano, com o Alfred Eisenstaedt Award for Magazine Photography.


Texto Anterior: Fotografia: Livro revela América de Sebastião Salgado
Próximo Texto: Cinema: Documentário curto terá Oscar próprio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.