São Paulo, Segunda-feira, 21 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professor cria textos falsos

da Reportagem Local

O escritor russo Vladimir Nabokov (1899-1977) sempre gostou de charadas. Agora, o autor de "Lolita" foi tema de uma delas. No final de 98, o professor dos EUA Jeff Edmunds, que edita um site voltado ao estudo de Nabokov, publicou na Internet um artigo assinado por um "professor suíço" chamado Michel Desommelier no qual haviam diversas citações da última (e inacabada) obra do escritor.
O artigo gerou polêmica e o site recebeu vários protestos, que defendiam que, como havia pedido Nabokov, nenhum trecho deveria ser publicado e o último romance, se inacabado, destruído. Até Dmitri, filho de Nabokov, reclamou.
Porém, Desommelier não existe e os trechos eram inventados. Orgulhoso por ter criado trechos cuja falsidade não foi descoberta nem por Dmitri, Edmunds publicou recentemente novos "trechos falsos" no jornal literário russo "The Independent". Ele anunciou no site Salon que pretende publicar um livro imitando o estilo do escritor e já escreveu 50 páginas de Nabokov falso. (CASSIANO ELEK MACHADO)


Texto Anterior: Literatura: Paródia de "Lolita" é liberada nos EUA
Próximo Texto: Fernando Gabeira: A última guerra do século
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.