São Paulo, segunda, 21 de julho de 1997.



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VENEZA
O filme de Júlio Bressane foi selecionado para a mostra paralela "Oficina Veneziana"
"Miramar" participa de festival

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas

"Miramar", versão livre de Júlio Bressane para o romance "Memórias Sentimentais de João Miramar" de Oswald de Andrade, foi selecionado para a mostra paralela "Oficina Veneziana" da 54ª Mostra Internacional da Arte Cinematográfica de Veneza -de 27 de agosto a 6 de setembro. Serão assim dois títulos brasileiros no segundo principal festival do mundo, somando-se à presença na mostra competitiva de "A Ostra e o Vento" de Walter Lima Jr.
O predomínio de cineastas menos conhecidos na corrida pelo Leão de Ouro é compensada pela forte seleção dos ciclos paralelos de Veneza-97, cujo programa foi anunciado neste final de semana. A nova curadoria, de Felice Laudadio, instalou uma autêntica restauração lizzaniana, recuperando a estrutura de festival que Carlo Lizzani impôs com grande sucesso no princípio dos anos 80.
As mostras "Mezzogiorno/Mezzanotte" (Meio-Dia/Meia-Noite) destacam produções independentes e filmes com maior ênfase autoral. Foram selecionados "The Second Civil War", de Joe Dante, "Affliction", de Paul Schrader, e "Air Force One" de Wolfgang Petersen.
Sob o título "Renascença Britânica", um foco especial com sete longas destaca a inequívoca nova onda do cinema inglês. Um miniciclo dedicado às relações entre música e cinema inclui "The Gig", o documentário de Barbara Kopple sobre a turnê européia da banda de Woody Allen em 96, e "The Year of the Horse" (O Ano do Cavalo), um retrato de Neal Young assinado por Jim Jarmusch.
A "Oficina Veneziana" retorna no lugar da "Janela para a Imagem" com o mesmo foco sobre as várias faces da produção mais experimental. A seção de documentários tem como destaques o mais extenso depoimento de Ingmar Bergman ("Bergmans Roest") e a estréia no gênero de Spike Lee ("Four Little Girls"). Entre as ficções, destacam-se o filme de episódios "Subway Stories" (História de Metrô), dirigido entre outros por Jonathan Demme e Abel Ferrara, e "Alors, Voilà" do ator francês Michel Piccoli.
Os eventos especiais fazem homenagens póstumas a Marcello Mastroianni, Marco Ferreri e Giuseppe de Santis. Os vinte anos da morte de Roberto Rossellini serão lembrados pela projeção de uma cópia nova de "A Subida ao Poder de Luis 14" (1969) e de um novo documentário de Beppe Cino.
Os Leões de Ouro pela carreira serão entregues a Stanley Kubrick, Gérard Depardieu e Alida Valli. O festival será encerrado com a exibição, em plena Praça San Marco, de "Ricardo 3º", rodado em 1912 por James Deane nos EUA.



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