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Crítica/"Em Segredo"
Filme sobre guerra na Bósnia recorre à comoção forçada
PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA
"Grbavica", o complicado título original
de "Em Segredo", é
o nome da periferia de Sarajevo
em que se passaram algumas
das piores atrocidades da guerra entre bósnios e croatas, no
começo dos anos 1990. Essas
atrocidades não são evocadas
concretamente, mas se presentificam sob a forma de um pesado fantasma que assombra a relação entre Esma e sua filha
adolescente, Sara.
Sara nasceu após o conflito,
mas ainda sofre as feridas da
guerra. Não tem pai e cresceu
acreditando que ele morreu como herói. A mentira se mostra
insustentável quando Sara precisa levar para a escola um documento comprovando o fato.
É difícil, aqui, saber se Jasmila Zbanic optou pelo caminho
mais fácil ou mais complicado.
Ela se recusa a encenar o passado em "flashbacks" e, assim, comover o espectador a fórceps.
Prefere situar seu ponto de vista no presente, observando a
maneira como esse trauma afeta, na carne, uma relação humana. Supostamente, uma opção mais "nobre".
Mas, ao fazer isso, ela apenas
substitui um problema por outro. Jasmila se impõe um desafio de igual porte: como filmar
relações humanas e, principalmente, dar "existência" cinematográfica a seus momentos
mais dramáticos.
É na difícil questão de organização do drama que a inexperiência de Jasmila se faz evidente. O filme caminha para
uma seqüência clímax em que,
finalmente, a "mentira de guerra", origem dos problemas da
relação, será desvelada. Mas a
diretora não consegue evitar,
nesse momento, a recorrência
ao puro efeito dramático.
Para acentuar a dramaticidade da cena, por exemplo, ela
"planta" sobre a mão da filha
um revólver. O enfrentamento
entre as duas, agora "mediado"
pela arma, ganha ares de melodrama, mas o fato é que Jasmila
alcança, nesse instante, a "comoção a fórceps" que, supostamente, teria poupado na opção
por não encenar a guerra.
"Em Segredo" ganhou três
prêmios em Berlim: o Urso de
Ouro de melhor filme, o prêmio
do júri ecumênico e o Peace
Award. Uma coincidência que
só confirma como os grandes
festivais têm dado muito mais
peso a critérios políticos e humanistas do que a estéticos.
EM SEGREDO
Direção: Jasmila Zbanic
Com: Luna Mijovic e Leon Lucev
Quando: a partir de hoje no HSBC
Belas Artes e na Reserva Cultural
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