São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 2006

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Crítica/"Em Segredo"

Filme sobre guerra na Bósnia recorre à comoção forçada

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

"Grbavica", o complicado título original de "Em Segredo", é o nome da periferia de Sarajevo em que se passaram algumas das piores atrocidades da guerra entre bósnios e croatas, no começo dos anos 1990. Essas atrocidades não são evocadas concretamente, mas se presentificam sob a forma de um pesado fantasma que assombra a relação entre Esma e sua filha adolescente, Sara.
Sara nasceu após o conflito, mas ainda sofre as feridas da guerra. Não tem pai e cresceu acreditando que ele morreu como herói. A mentira se mostra insustentável quando Sara precisa levar para a escola um documento comprovando o fato.
É difícil, aqui, saber se Jasmila Zbanic optou pelo caminho mais fácil ou mais complicado. Ela se recusa a encenar o passado em "flashbacks" e, assim, comover o espectador a fórceps.
Prefere situar seu ponto de vista no presente, observando a maneira como esse trauma afeta, na carne, uma relação humana. Supostamente, uma opção mais "nobre".
Mas, ao fazer isso, ela apenas substitui um problema por outro. Jasmila se impõe um desafio de igual porte: como filmar relações humanas e, principalmente, dar "existência" cinematográfica a seus momentos mais dramáticos.
É na difícil questão de organização do drama que a inexperiência de Jasmila se faz evidente. O filme caminha para uma seqüência clímax em que, finalmente, a "mentira de guerra", origem dos problemas da relação, será desvelada. Mas a diretora não consegue evitar, nesse momento, a recorrência ao puro efeito dramático.
Para acentuar a dramaticidade da cena, por exemplo, ela "planta" sobre a mão da filha um revólver. O enfrentamento entre as duas, agora "mediado" pela arma, ganha ares de melodrama, mas o fato é que Jasmila alcança, nesse instante, a "comoção a fórceps" que, supostamente, teria poupado na opção por não encenar a guerra.
"Em Segredo" ganhou três prêmios em Berlim: o Urso de Ouro de melhor filme, o prêmio do júri ecumênico e o Peace Award. Uma coincidência que só confirma como os grandes festivais têm dado muito mais peso a critérios políticos e humanistas do que a estéticos.


EM SEGREDO   
Direção: Jasmila Zbanic
Com: Luna Mijovic e Leon Lucev
Quando: a partir de hoje no HSBC Belas Artes e na Reserva Cultural


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