São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENHO
Concurso de ilustração da Folha começa hoje

da Reportagem Local

A Folha lança hoje o Concurso Folha de Ilustração e Humor. A intenção é revelar novos talentos do desenho e selecionar colaboradores para o jornal.
O concurso está dividido em três categorias: charge, ilustração e quadrinhos. O vencedor de cada modalidade será convidado a colaborar com o jornal durante um período de experiência de três meses.
Os trabalhos devem ser inéditos, de autoria individual e não podem ultrapassar o tamanho ofício (216 mm por 355 mm).
O candidato pode se inscrever em quantas categorias quiser, mas deve se limitar a apenas três trabalhos por área. Além disso, deve enviar seis cópias de cada obra. O prazo final para o envio de material, acompanhado do cupom de inscrição, é 31 de julho.
A comissão julgadora será formada pelo cartunista Laerte, pela ilustradora Maria Eugênia -ambos colaboradores da Folha- e pelos jornalistas Marcos Augusto Gonçalves (editor de Domingo), Vincenzo Scarpellini (secretário-assistente de Redação), Ana Estela de Sousa Pinto (editora de Treinamento) e Fábio Marra (editor interino de Arte).

Anti-herói
Não é a primeira vez que a Folha incentiva o trabalho de novos talentos. Em 1985, em um concurso semelhante, o jornal revelou o chargista Spacca e o quadrinhista Fernando Gonsales.
Gonsales era um veterinário recém-formado que gostava de desenhar animais. Ganhou o concurso do jornal com seu anti-herói urbano, o rato Níquel Náusea.
"Achei que não teria idéias para fazer uma historinha todos os dias. Quase desisti", afirma o quadrinhista de 38 anos, que até hoje publica uma tira diária com o personagem na Ilustrada.
Spacca, 35, tinha 21 anos quando venceu o concurso. Na época, trabalhava em publicidade. "Mandei desenhos para diversas categorias. Ganhei o de charge e comecei a trabalhar para diversas editorias", lembra o chargista.
No ano seguinte, Spacca assumiu, junto com Glauco, a charge política da página 2 da Folha. "Acabei ficando no jornal até 95."


Texto Anterior: Fotografia: Bresson fica "Tête à Tête" com o Brasil
Próximo Texto: Arte-Educação: Ana Mae Barbosa vai receber prêmio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.