São Paulo, Quarta-feira, 21 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE-EDUCAÇÃO
Distinção é internacional
Ana Mae Barbosa vai receber prêmio

da Reportagem Local

A arte-educadora Ana Mae Barbosa vai receber o Prêmio Internacional Sir Herbert Read. O prêmio é conferido a cada três anos a uma personalidade que tenha se distinguido internacionalmente na pesquisa e divulgação das artes visuais.
O anúncio foi feito anteontem pela comissão julgadora do prêmio, composta por especialistas do Canadá, Inglaterra e Estados Unidos.
O prêmio será entregue à educadora brasileira em cerimônia solene, em Brisbane, Austrália, no próximo dia 22 de setembro.
Ana Mae Barbosa, que já foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, está atuando no Núcleo de Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação e na pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Recentemente, a arte-educadora publicou os livros "Tópicos Utópicos" (ComArte, 1998) e "Arte-Educação: Leitura no Subsolo" (Cortez, 1999).
Seus próximos projetos são uma série de cursos sobre arte, tecnologia e ensino (para o Sesc), um livro sobre a modernização do ensino da arte (com apoio do CNPq) e a exposição "Encontros Pós-Coloniais".
Herbert Read, o patrono do prêmio, foi crítico de arte nas décadas de 50 a 70. Em 1951, criou a International Society of Education Through Art, com o objetivo de universalizar, pela educação, o conhecimento da arte.
O americano Elliot Eisner e o inglês Brian Alisson, também arte-educadores, receberam o prêmio em 96 e 93, respectivamente.


Texto Anterior: Desenho: Concurso de ilustração da Folha começa hoje
Próximo Texto: Internet: Folha faz site sobre "Eyes Wide Shut"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.