São Paulo, terça-feira, 21 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta-metragem Sobra aridez em "Cactos Intactos"

DA REPORTAGEM LOCAL

O "Cactos Intactos" se apresenta como "misto de coletivo cinematográfico e célula atuante em guerrilha cultural que não descarta a possibilidade de converter-se em partido revolucionário ou exército tiradentista de libertação nacional, sob o comando mediúnico do general Glauber Rocha".
A partir de hoje, o público pode tentar descobrir o que essa verborréia significa, na faixa que o Canal Brasil dedica ao grupo.
Depois de um prólogo que imita uma transmissão clandestina, pousa-se no Tempo Glauber, espaço cultural dedicado à memória do cineasta, onde os Rocha se reúnem para comentar os filmes do coletivo.
No primeiro, que mostra uma visita ao túmulo do diretor, um borrão toma conta da tela à medida que vozes sobrepostas louvam o "mago do verbo e alpinista da imagem", entre outros epítetos.
Constrangidos, os parentes observam que as imagens captam desespero e vertigem glauberianos. No segundo filmete, um "ex-exú" dá pitacos sobre a atração genética dos brasileiros pela malandragem e o grau de brasilidade dos paulistas.
Lá nos rincões do filme-ensaio, onde Glauber desencavava belas alegorias, o Cactos ainda tem muita prospecção a fazer. (LUCAS NEVES)

CACTOS INTACTOS
Quando:
hoje, às 23h30
Onde: Canal Brasil


Texto Anterior: Cecilia Giannetti: Lei Seca
Próximo Texto: Crítica "Imperador do Norte" é bom filme comercial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.