São Paulo, segunda, 21 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poesia ganha espaço no Pelourinho

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

Maior espaço cultural ao ar livre do país, o Pelourinho ganha a partir de hoje um motivo a mais para atrair turistas e frequentadores às centenárias praças e ruas do centro histórico de Salvador.
Toda segunda-feira, às 19h45, os amantes da literatura brasileira poderão assistir, gratuitamente, ao "Poesia Nossa de Todo Dia" -recital de poesia por seus autores seguido de apresentação de música erudita.
Apresentado no pátio de uma das mais belas igrejas de Salvador, a Ordem Terceira do São Francisco, o projeto estréia hoje com a participação das poetisas Bruna Lombardi e Myriam Fraga, que vão declamar seus poemas para um público de 300 convidados.
"A idéia é ampliar o espaço artístico do centro histórico de Salvador, mantendo-o revitalizado e acessível a pessoas de todos os gostos e classes sociais", disse o coordenador do projeto, José Guilherme Filho.
Até dezembro, outros poetas brasileiros vão recitar suas poesias no mesmo local. Entre eles estão Affonso Romano de Sant'Anna, Antonio Cícero, Ferreira Gullar e os baianos Ildásio Tavares, João Carlos Teixeira Gomes e a dramaturga Aninha Franco.
O "Poesia Nossa de Todo Dia" integra a nova programação do projeto "Pelourinho Dia e Noite", criado pelo Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural) há três anos, com o objetivo de revitalizar o centro histórico da capital baiana -maior conjunto arquitetônico colonial do país.
Com um custo mensal de R$ 200 mil, o "Pelourinho Dia e Noite" engloba atividades culturais como capoeira, no largo do Pelourinho, e shows de MPB, reggae, samba, axé music e música erudita, nas praças e palcos fixos espalhados pelo centro histórico.
Este mês, o projeto foi ampliado para abrigar outras linguagens artísticas, como teatro, dança e literatura.
Em outubro, o projeto vai ganhar uma praça só para apresentações de reggae, uma sala para cinema e uma programação especial para artes plásticas.
"Com capacidade para abrigar até 700 pessoas, a praça do Reggae terá palco suspenso, banheiros adaptados para deficientes físicos e três dos maiores bares especializados em reggae do Pelô", disse Guilherme Filho.
A sala para cinema deverá funcionar no auditório do museu Eugênio Teixeira Leal e o espaço para exposições de artes plásticas, no corredor da Galeria Pedro Arcanjo.
²
Atrações gratuitas Todas as atrações do projeto são gratuitas para o público. Somente para ver o "Show do Meio Dia", no domingo, é que os frequentadores trocam uma lata de leite em pó pelo ingresso.
No próximo domingo, o "Show do Meio Dia" apresentará o violonista Baden Powell, no largo Quincas Berro D'Água. "Já conseguimos doar 70 mil latas de leite às instituições de caridade de Salvador, somente com os shows de domingo", disse Guilherme Filho.
A programação do "Pelourinho Dia e Noite" atrai semanalmente cerca de 50 mil pessoas ao Pelourinho.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.