São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

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Beatles são encapsulados com açúcar

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela sinopse, é um filme que não tem como dar errado. Uma história de amor juvenil em que músicas dos Beatles inspiram e costuram roteiro e narrativa. Mas "Across the Universe" é montado como um musical de tom exagerado e adocidado demais, e o filme vai para o ralo.
Dirigido por Julie Taymor (de "Frida"), "Across the Universe" é um dos expoentes da Mostra de São Paulo que têm a música pop como temática.
O longa traz Jim Sturgess como Jude, rapaz "working class" que deixa Liverpool em busca do pai (e de uma vida melhor) nos Estados Unidos. Conhece Lucy (Evan Rachel Wood), garota bem-nascida que acaba de enviuvar. Ambientada nos anos 60, a aproximação do casal é emoldurada pela Guerra do Vietnã, por movimentos pacifistas, tangencia-se aspectos da contracultura, do feminismo.
Os personagens não convencem, as situações são forçadas e os arranjos de músicas como "Dear Prudence", "Strawberry Fields Forever" e "Revolution" são embaraçosos. Das mais de 30 canções dos Beatles que estão no filme, esqueceram da mais apropriada: "Help!".
Na quarta-feira, há a última exibição de "Control", biografia de Ian Curtis, o líder do Joy Division que cometeu suicídio em 1980. É a primeira incursão cinematográfica do fotógrafo holandês Anton Corbjin. A base do filme é o livro "Touching from a Distance", escrito pela viúva de Curtis, Deborah.
"Control" foi bem recebido em festivais pelo mundo e deve entrar em cartaz no circuito paulista no mês que vem.
Kurt Cobain estará na Mostra amanhã e terça-feira, com "Kurt Cobain - Sobre um Filho". Mais do que um documentário, é um "áudio-filme" centrado nas entrevistas que o vocalista do Nirvana concedeu ao jornalista Michael Azerrad, entre 1992 e março de 1993.
Os depoimentos de Cobain sobre sua infância, suas aspirações e desencantos são ilustrados por imagens de cidades em que viveu, como Seattle, Olympia e Aberdeen. A direção, simplória, é de AJ Schnack.
"Sympathy for the Devil", emblemática faixa dos Rolling Stones, motivou Jean-Luc Godard a rodar um filme sobre a gravação dessa música.
Mas Godard desentendeu-se com o produtor. A Mostra traz a versão do diretor, "One + One", e a do produtor, "Sympathy for the Devil". As duas são tediosas.


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