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Beatles são encapsulados com açúcar
THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL
Pela sinopse, é um filme que
não tem como dar errado. Uma
história de amor juvenil em que
músicas dos Beatles inspiram e
costuram roteiro e narrativa.
Mas "Across the Universe" é
montado como um musical de
tom exagerado e adocidado demais, e o filme vai para o ralo.
Dirigido por Julie Taymor
(de "Frida"), "Across the Universe" é um dos expoentes da
Mostra de São Paulo que têm a
música pop como temática.
O longa traz Jim Sturgess como Jude, rapaz "working class"
que deixa Liverpool em busca
do pai (e de uma vida melhor)
nos Estados Unidos. Conhece
Lucy (Evan Rachel Wood), garota bem-nascida que acaba de
enviuvar. Ambientada nos anos
60, a aproximação do casal é
emoldurada pela Guerra do
Vietnã, por movimentos pacifistas, tangencia-se aspectos da
contracultura, do feminismo.
Os personagens não convencem, as situações são forçadas e
os arranjos de músicas como
"Dear Prudence", "Strawberry
Fields Forever" e "Revolution"
são embaraçosos. Das mais de
30 canções dos Beatles que estão no filme, esqueceram da
mais apropriada: "Help!".
Na quarta-feira, há a última
exibição de "Control", biografia
de Ian Curtis, o líder do Joy Division que cometeu suicídio em
1980. É a primeira incursão cinematográfica do fotógrafo holandês Anton Corbjin. A base
do filme é o livro "Touching
from a Distance", escrito pela
viúva de Curtis, Deborah.
"Control" foi bem recebido
em festivais pelo mundo e deve
entrar em cartaz no circuito
paulista no mês que vem.
Kurt Cobain estará na Mostra amanhã e terça-feira, com
"Kurt Cobain - Sobre um Filho". Mais do que um documentário, é um "áudio-filme"
centrado nas entrevistas que o
vocalista do Nirvana concedeu
ao jornalista Michael Azerrad,
entre 1992 e março de 1993.
Os depoimentos de Cobain
sobre sua infância, suas aspirações e desencantos são ilustrados por imagens de cidades em
que viveu, como Seattle, Olympia e Aberdeen. A direção, simplória, é de AJ Schnack.
"Sympathy for the Devil",
emblemática faixa dos Rolling
Stones, motivou Jean-Luc Godard a rodar um filme sobre a
gravação dessa música.
Mas Godard desentendeu-se
com o produtor. A Mostra traz
a versão do diretor, "One +
One", e a do produtor,
"Sympathy for the Devil". As
duas são tediosas.
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