São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Série "Unz" aborda poesia e criação

DA REPORTAGEM LOCAL

Exibida no Canal Brasil, a série "Unz" presta homenagem a grandes nomes da cultura brasileira, em breves cinco minutos de duração, com o Rio de Janeiro como cenário.
Roteirizada e dirigida pela cineasta Graça Motta, a produção não tem um formato rígido, mas a poesia e a criação são temas recorrentes.
No programa de hoje, o terceiro da série que segue até dezembro, o escritor Chacal é o protagonista.
Os próximos episódios trazem uma extensa lista de personalidades: os escritores Sérgio Sant'Anna e Caio Fernando Abreu; os cantores e compositores Jorge Mautner e Arnaldo Antunes, entre outros.
A informalidade ajuda a dar o tom: em episódios passados, Melodia aparece cantando na rua, enquanto Mautner conta que começou a escrever poesia influenciado por seu pai.
Já os atores dão vida a obras dos escritores: Alexandre Borges interpreta um poema de Caio Fernando Abreu (1948-1996) de "Morangos Mofados" -o escritor e o homem sobre quem ele escreve. Antonio Calloni fala de Rubem Fonseca e João Miguel prefere recitar um poema seu. Há ainda homenagens inusitadas: Paulo César Pereio fala sobre Camões (1524-1580) e Bruno Gagliasso, de Glauber Rocha (1939-1981).


UNZ
Quando: hoje, à 0h30
Onde: Canal Brasil
Classificação indicativa: não recomendado a menores de 16 anos



Texto Anterior: Os destaques da mostra hoje
Próximo Texto: Crítica: Cinema alemão atual vê passado com humor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.