São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

AMERICAN STREETFIGHTER - O LUTADOR
Bandeirantes, 13h20. (American Streetfighter). EUA, 1992, 70 min. Direção: Steven Austin. Com Gary Daniels, Ian Jacklin, Tracy Dali. Um exímio lutador decide voltar aos ringues, após dez anos de ausência, para salvar seu irmão de um perigoso promotor de lutas ilegais. Para isso, houve o melhor "Lutador de Rua", com Charles Bronson. Este não vale nem uma queda-de-braço.

BILL & TED - UMA AVENTURA FANTÁSTICA
SBT, 13h50.
(Bill & Ted's Excellent Adventure). EUA, 1988, 86 min. Direção: Stephen Herek. Com Keanu Reeves, Alex Winter, Robert Barron. Os personagens-título são dois adolescentes que ficam de recuperação e precisam, em 24 horas, preparar um enorme trabalho de história. Rufus, um homem vindo do futuro, lhes ajuda levando até o presente figuras como Napoleão, Sócrates etc. Filme que poderia ser mais desenvolvido, mas sua premissa inusitada vale uma conferida.

INTERCINE
Globo, 0h25.
O telespectador assiste ao inédito "Traição e Poder - A História de Jackie Presser" (EUA, 1992, de Alastair Reid, com Brian Dennehy) ou "Caçado pelos Cães de Guerra" (Inglaterra, 1985, de Peter Hunt, com Scott Glenn).

GAROTAS DO CALENDÁRIO - A VINGANÇA
Bandeirantes, 2h20.
(Revenge of the Calendar Girls). EUA, 1996, 88 min. Direção: James Hill. Com Tane McClure, Tina Holloman, Kathleen Scott. Rapazes decidem organizar uma festinha à fantasia para quebrar a monotonia e tirar vantagem das mulheres. Algumas das garotas que participarão da festa preparam uma surpresa inesperada a eles. Longe de ser estético, o grande problema dos filmes que a emissora vem passando nesse horário são a falta de humor e de roteiro.

DRÁCULA, O PRÍNCIPE DAS TREVAS
Globo, 2h25.
(Dracula, Prince of Darkness). Inglaterra, 1966, 92 min. Direção: Terence Fisher. Com Christopher Lee, Barbara Shelley, Andrew Keir. Dois casais vão passar férias nos Cárpatos e acabam sendo hospedados no castelo do conde Drácula, morto há anos. O mordomo do defunto tratará de ressuscitar seu patrão com o sangue de algum dos hóspedes. Um "Drácula" menor, mas com grande trunfo nas mangas: Christopher Lee, um Drácula tingido pela cultura pop dos anos 60.


O RETORNO
Globo, 4h.
(Falling from Grace). EUA, 1991, 100 min. Direção: John Mellencamp. Com John Mellencamp, Mariel Hemingway, Kay Lenz. Consagrado cantor volta à sua cidade natal para comemorar os 80 anos de seu avô, junto de sua mulher (Hemingway). Planejada a durar apenas três dias, a estada deles se estende por semanas, reavivando discussões e ressentimentos que, até então, estavam dormentes. Filme chatíssimo que não possui a força, nem de um teatro filmado, nem de um Tennessee Williams.

TV PAGA
O cinema dá lugar à violência

free-lance para a Folha

O magnífico "Na Mira da Morte" (Telecine 2, 17h40), primeiro longa de Peter Bogdanovich, é filme a não esquecer. Grosso modo, uma metáfora sobre o fim do cinema (e da inocência), em lugar de uma realidade até então penumbrada pela hipocrisia americana.
E Boris Karloff faz um veterano ator, o porta-voz desse valor perdido, desse horror ingênuo que só ameaça nas salas escuras.
A ficção, no caso, se encaixava na realidade de 1968, quando rodou a obra. A era Kennedy já estava sepultada pelo atentado no Texas.
O homem que, de pacato cidadão, se torna um serial killer sem mais nem menos é essa ponte com o real. Não à toa, o psicopata escolhe um drive-in como o local de seu derradeiro banho de sangue. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.