São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRECHOS


"O soldado atirava com gosto e desespero, prazer e pavor, que esses momentos são muito complicados para que se definam por apenas um adjetivo. Um artilheiro velho e gordo foi sua primeira vítima. Talvez por seu tamanho tenha sido alvo mais fácil, o que prova que obesidade é um perigo à saúde. Depois vieram outros: um sargento, dois recrutas e um cabo. (...) Do seu lado direito estava o Bom Jesus, que matava um homem e dizia: "Valei-me, Bom Jesus!'. Do esquerdo, o Preto, que a cada óbito dava uma risada e falava: "Pro inferno, filho da puta!'. Um clamava ao céu, outro ao Demônio. Não se sabe para que reino foram aquelas almas, o certo é que suas carnes acabaram nos estômagos dos vermes."

"Jesus irou-se contra Judas por ter censurado a mulher que lhe lavava os pés. Deus irou-se contra Adão e Eva e expulsou- os do Paraíso. Jesus irou-se contra a figueira que não dava frutos e a amaldiçoou. Deus irou-se contra a bestialidade e mandou fogo dos céus sobre Sodoma e Gomorra. Jesus irou- se contra os mercadores que queriam transformar o templo em balcão de negócios. Deus irou-se contra a humanidade e mandou o Dilúvio.
Eis a verdade, minhas ovelhas: há uma ira pecaminosa e uma ira santa, uma ira odiosa e uma ira justa, uma ira do Diabo e uma ira de Deus."
²


Trechos de "Xadrez, Truco e Outras Guerras", de José Roberto Torero.





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.