São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESENHA
"Xadrez, Truco e Outras Guerras' não perde uma piada

especial para a Folha


A história do Brasil é infeliz e generosa. Os sátiros que o digam. Nossos heróis, personagens histriônicos, são mestres no disfarce, na dupla face, na mentirinha inocente. Exemplos?
Padre Anchieta, na fila da canonização, chegou ao fim da vida afirmando que "só a força e o ferro catequizam os primitivos". Os bandeirantes abriram estradas, construíram cidades e botaram os índios pra correr.
Nossos monarcas, com suas perucas européias e seus saltos em poças de lama, não retratavam a generosidade e a cortesia de um homem da corte.
Getúlio Vargas, o fundador do Brasil moderno e industrial, foi também o ditador de um bananal.
José Roberto Torero se aproveita -e muito- da opaca virtude dos heróis brasileiros. E faz justiça, entregando o papel de personagem principal a um simples e apaixonado soldado raso.
O humor é constante em seu novo romance "Xadrez, Truco e Outras Guerras".
Não se trata de um livro fiel à história. O próprio autor vai logo avisando no prefácio: "Os que amam a ficção acharão essa obra impura, pois há muitos capítulos claramente inspirados na Guerra do Paraguai. Já os que gostam de história odiarão esse livro pela excessiva liberdade com que recriou capítulo tão nobre da vida pátria."
Em ordem hierarquicamente decrescente, do general ao soldado, Torero vai apresentando seus personagens, cada qual com seus pecadinhos, suas pequenas iras.
A guerra serve como um planador de vaidades. Com a guerra, pode-se ganhar dinheiro, prestígio, subir de posto e praticar vinganças tolas. O inimigo é quase invisível.
Aliás, nem interessa saber quem é o inimigo. Guerra é guerra. É algo que mobiliza patrícios, homens e mulheres, mexe com o poder, caracteriza uma nação. O inimigo é apenas um detalhe.
No livro, há cenas de batalhas. Há balas zunindo, dor e sangue. Há loucura detonada pela ira.
Mas não é um livro exclusivamente sobre uma guerra ou todas elas. Porque quem está na trincheira é o brasileiro, esse ser pouco convencional que nunca perde uma piada.
²
Livro: "Xadrez, Truco e Outras Guerras"
Autor: José Roberto Torero
Lançamento: Objetiva (tel. 021/556-7824)
Quanto: R$ 19 (110 págs.)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.