São Paulo, quarta, 21 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
A vingança do corpo

MARIA ERCILIA

Editora de Internet

Todo mundo desconfia de remédio milagroso. Com razão: cedo ou tarde, descobrimos que o milagre não é tão mágico assim. A droga para emagrecer tinha efeitos colaterais de arrepiar o cabelo, a margarina que não eleva colesterol pode dar câncer. E por aí afora.
"A Vingança da Tecnologia", de Edward Tenner, é um livro que poderia ser resumido no parágrafo acima. Sua premissa é de que a tecnologia, cedo ou tarde, literalmente se vinga. Cria um problema bem maior que aqueles que resolveu.
O livro é um pouco repetitivo, já que se baseia somente nessa tese. Mas, muito bem documentado, dá nome àquela sensação vaga que às vezes a gente tem, de que certas mudanças que somos obrigados a assimilar, e que na superfície parecem benéficas, um dia vão nos dar muita dor de cabeça.
Tenner trata de medicina, esporte e ecologia. Ficamos sabendo que a limpeza do vazamento de petróleo do Exxon Valdez acabou matando ainda mais animais da região. E que as mais de 300 lontras salvas do acidente acabaram sendo soltas em outro lugar e contaminando outras lontras com herpes.
Ou que os filtros solares acabam contribuindo indiretamente para o câncer de pele, porque só protegem contra os raios UVB, e as pessoas, sentindo-se protegidas, acabam se expondo mais aos raios UVA.
E por aí vai. Tenner daria um bom jornalista -seu livro é repleto de manchetes alarmistas em potencial.
Mas o capítulo que mais me interessou foi o que trata da "vingança do corpo". Tenner descreve as modificações no ambiente de trabalho -como oficinas e trabalho mecânico estão dando lugar a escritórios e computadores. Do ponto de vista da segurança, aparentemente a vida melhora muito.
Olhando de perto, a paisagem não é tão bonita. O escritório informatizado traz uma nova coleção de doenças, mais insidiosas e difíceis de detectar. Dores nas costas e no pescoço, tendinite, lesão por esforço repetitivo e cansaço visual são alguns dos problemas de saúde a que estão sujeitos programadores, digitadores e todo mundo que passa horas ao computador.
Acidentes de trabalho decorrentes de trabalho manual e mecânico são substituídos por problemas menos óbvios e por isso mais difíceis de resolver. A tendinite, por exemplo. Ela é fruto de microtraumas que ocorrem durante a digitação -começa desapercebida e pode, de uma hora para outra, incapacitar a pessoa.
Algumas histórias são surpreendentes. Mesmo orientados a fazer pausas no trabalho, os funcionários de algumas empresas simplesmente se esqueciam delas e continuavam a trabalhar até a exaustão. O e- mail, reduzindo a necessidade de reuniões e deslocamentos físicos, em alguns casos contribuiu para o excesso de trabalho sem interrupção e para o isolamento psicológico.
²
Miopia
Embora Tenner bata na tecla dos efeitos inesperados da tecnologia, esses efeitos pareciam possíveis de prever -se alguém se preocupasse em examinar o assunto. Terminei o livro com a sensação de que a maior parte da coleção enciclopédica de catástrofes ecológicas e médicas que ele lista poderia ter sido contornada.
No caso dos computadores, medidas simples como o uso de filtros de tela e mobiliário melhor parecem ter surtido efeito em muitos casos. Infelizmente as pessoas só vão começar a se preocupar com detalhes assim quando muita gente já tiver sofrido as consequências de longas horas de trabalho diante de uma tela. É que as inovações parecem ser adotadas com muita precipitação e miopia, com um olho na produtividade a curto prazo e outro na economia imediata. A vingança que parece ser da tecnologia, no fim das contas, é bem humana.
²
Empresa põe mapa do mundo na Web
No www.mapaserv.com.br encontra-se um servidor de mapas de todos os países do mundo, com localização das principais cidades. É possível movimentar, dar zoom e selecionar informações nos mapas, fornecidos pela empresa ESRI

NOTAS

Viaje na viagem
O site "Viaje na Viagem" (www.viajenaviagem.com.br) ainda está em construção, mas promete. Acompanha o livro do mesmo nome, de Ricardo Freire, que vai ser lançado semana que vem -tem um "dicionário de destinos", com descrições curtas de lugares no mundo inteiro (ainda não estão todas lá, mas são mais de 500), alguns trechos do livro e os "postais por escrito" do autor -textos sobre suas novas viagens, que não estão incluídos no livro. Para os gringos, vai ter uma seção em inglês sobre o Brasil.

Ataque
A America Online sofreu um grande ataque na sexta passada. Quem tentava acessar o endereço da empresa caía num site chamada Autonet. O autor do ataque mandou uma mensagem para o InterNIC (entidade responsável pelos domínios na Internet), pedindo a alteração da configuração do endereço. É incrível que uma empresa tão grande (são 13 milhões de assinantes) tenha saído do ar devido a um golpe tão simples. O InterNIC se defende afirmando que a AOL tinha optado por um nível de segurança muito baixo.


E-mail: netvox@uol.com.br



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.