UOL


São Paulo, sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO

Algo novo surge no abafado underground brasileiro

KID VINIL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sinto que acontece uma nova revolução no rock brasileiro, talvez tão forte como aquela dos anos 80. A única diferença é que desta vez as bandas estão no circuito underground, fora das viciadas grandes gravadoras. Agora é uma questão de descoberta, frequentando os bares mais alternativos da cidade e ouvindo os bons grupos.
Los Pirata é um desses belos exemplos. De repente, num desses bares, me deparo com a banda de uma forma que me pega já nos primeiros acordes. Depois foi colocar o CD para rodar e perceber que existe vida inteligente no pop brasileiro. Mas brasileiro? Como? Cantado em espanhol?
Não interessa, pois há muito não surgia nada para contagiar assim, com tanto bom humor e criatividade. Engraçado que, ouvindo a primeira música do CD, "Nada", lembrei-me do final do primeiro disco da banda carioca Blitz, do início dos 80.
Nele, Evandro Mesquita ficava pronunciando por um minuto a palavra "nada". Tanto lá como cá, é uma música "insana", no bom sentido. Na época a Blitz dava o pontapé inicial para uma geração de novos grupos que se estendeu por aquela década.
Volto a repetir: existe algo de novo no ar abafado do underground brasileiro, que dá orgulho dessa nova geração. E o Los Pirata tem um sabor de coisas que ficaram na nossa mente, como o punk/new wave minimalista do Wire, as viagens de Frank Black (vocalista e líder dos Pixies) em espanhol.
Nem adianta desfilar tantas referências, pois cada um vai encontrar um ingrediente diferente no Los Pirata.
E como o baterista consegue tirar todo aquele som de um kit de bateria feito para crianças?
São certos detalhes que acabam pesando na originalidade da banda, além de letras curtas e para lá de objetivas, uma sonoridade no mínimo repleta de criatividade. Através dos Los Pirata dá para perceber que uma nova geração do rock brasileiro está à nossa mercê.


Kid Vinil é diretor artístico da rádio Brasil 2000 FM, de SP (107.3 MHz)

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.