São Paulo, Sábado, 22 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FONOGRÁFICO
Maior evento da indústria começa amanhã
Música eletrônica e digital são os destaques do Midem 2000

das agências internacionais

A importância da música na Internet e as transformações causadas pela rede na indústria fonográfica estão entre as principais preocupações dos seus representantes, que se reúnem a partir de amanhã em Cannes (sul da França) na 34ª edição do Midem (Mercado Internacional de Disco e Edição Musical), que vai até o próximo dia 27.
Pela primeira vez -sinal dos tempos-, o Midem é precedido pelo MidemNet, cujo objetivo, segundo os organizadores, é "antecipar o futuro da indústria fonográfica".
Profissionais de empresas como as gravadoras Universal e EMI, a companhia telefônica British Telecom e companhias de novas tecnologias, como Rioport, Microsoft e Liquid Audio, discutem hoje o crescente impacto da Internet na indústria fonográfica, com uma "perspectiva global do mundo on line".
O MidemNet acontece em parceria com o Webnoize.com, site que trata da indústria fonográfica e "novas mídias".
A recente compra da Time Warner pelo maior provedor de Internet do mundo, America Online, estará no centro das atenções dos cerca dos mil convidados esperados para mesas-redondas e seminários do evento.
Igualmente sinal dos tempos, esta edição do Midem Internacional (há também o Midem Americas, que ocorre anualmente em Miami) destaca a música eletrônica, cujo segmento terá cerca de 400 participantes, entre músicos, produtores e executivos (mais do que o dobro do número de participantes de 1999). Eles se concentrarão no espaço Electronic Village, no Palais des Festivals, sede do Midem.
Gravadoras como as inglesas Wall of Sound, DHR, Warp, a francesa F. Communications e as norte-americanas Guidance e Axis estão entre os participantes do Electronic Village.
As apresentações de dance e música eletrônica foram divididas por gênero. Amanhã, é o dia do drum'n'bass; segunda-feira, é a vez do "latin beats"; na terça, house; e, no último dia, o tecno.
Entre as atrações figuram os DJs LTJ Bukem (drum'n'bass) e Derrick Carter (tech-house). Nenhum artista brasileiro se apresentará no Midem 2000.

NRJ Music Awards
O NRJ Music Awards estréia este ano no Midem. NRJ é uma rádio francesa que premia os melhores artistas e álbuns do ano, nas versões francesa e internacional. Entre os concorrentes ao NRJ Music Awards que comparecerão ao Midem estão Jamiroquai, Mariah Carey, Texas, Enrique Iglesias, Whitney Houston, etc.
O evento será transmitido ao vivo pela rádio NRJ no dia 22.


Texto Anterior: Última cena enfoca menor
Próximo Texto: Quadrinhos: HQ 2000 estréia hoje no Rio com programação eclética
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.