UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Império dos Discos - Uma Loja Muito Louca
Record, 14h.
 
(Empire Records). EUA, 95, 89 min. Direção: Allan Moyle. Com Liv Tyler, Anthony LaPaglia. Gerente de loja de discos tenta desesperadamente evitar que ela passe para as mãos de uma corporação. Esse é o centro de uma comédia do tipo "um dia na vida de". No caso, de uma loja de discos, seus funcionários e frequentadores. Uma comédia com más referências, apesar da presença de Liv Tyler.

Querida, Nós Encolhemos
SBT, 14h40.
 
(Honey, We Shrunk Ourselves). EUA, 96, 74 min. Direção: Dean Cundley. Com Rick Moranis, Eve Gordon. Depois de encolher e esticar crianças, o cientista Moranis faz ele e a mulher encolherem. A idéia, que também não é assim tão grande, também vai encolhendo. Filme feito para TV. Inédito

Aprontando em Alto-Mar
Globo, 15h50.
 
(Class Cruise). EUA, 89. Direção: Oz Scott. Com Jane Carr, Michael DeLuise. Comédia de adolescentes, à moda dos anos 80, acrescida ao fato de que, agora, dois grupos rivais defrontam-se em um navio. E, para completar, um imediato tem como meta desbancar o velho comandante do navio.

A Máscara do Zorro
Record, 21h.
  
(The Mask of Zorro). EUA, 98, 136 min. Direção: Martin Campbell. Com Antonio Banderas, Anthony Hopkins. Após fugir da prisão, um já envelhecido d. Diego prepara um sucessor, na pessoa de Antonio Banderas, mantendo assim viva a dinastia Zorro e, portanto, a luta dos mexicanos contra os espanhóis tirânicos. O filme sofre de excesso de ação e de excesso de firulas.

Carrossel de Emoções
Bandeirantes, 22h15.
  
(Roustabout). EUA, 64, 101 min. Direção: John Rich. Com Elvis Presley, Barbara Stanwyck. Desta vez, Elvis é um candidato a cantor que, ao fazer uma parada numa cidadezinha para consertar sua moto, se apaixona pela filha (Freeman) de Stanwyck, que dirige uma feira de variedades. A menina tentará enquadrá-los nos padrões burgueses, mas ele resistirá, disposto a provar que tem jeito para cantor.

Intercine
Globo, 1h45.

Os candidatos dos telespectadores para esta quarta-feira são os dramas "Ladrões de Carro" (95, de Nick Gomez, com Sharron Corley, Gabriel Casseus) e "Jesse" (88, de Glenn Jordan, com Lee Remick, Scott Wilson).

McQuade - O Lobo Solitário
Globo, 3h30.
 
(Lone Wolf McQuade). EUA, 83, 107 min. Direção: Steve Carver. Com Chuck Norris, David Carradine. Norris emula o faroeste espaguete e sai de escopeta na mão atrás da quadrilha de David Carradine. Só para fãs -se é que eles ainda aguentam. (IA)

A incorreção de Bertolucci

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

De todas as figuras criadas pelo politicamente correto, a mais estranha talvez seja o assédio sexual e, em particular, a obsessão que se criou em torno dele.
Dizer isso não é postular que patrões chantageiem funcionárias e outras práticas do gênero. Mas, afinal, se as coisas continuarem como estão nos EUA, por exemplo, não demora o dia em que se vai restaurar a prática do casamento arranjado.
É em torno disso que gira "Assédio" (Telecine Emotion, 10h45), de Bernardo Bertolucci, em que uma jovem africana na Itália é ostensivamente assediada por um inglês. É em torno disso e, no fim, de outras indagações que se faz: o que é o desejo, como se manifesta, o que se deseja.
É interessante. Mas os lugares que Bertolucci descola para mostrar são mais.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Luma levanta o mastro da pátria!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.