São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Próximo Texto | Índice

OSCAR QUIROGA - ASTROLOGIA
Seres humanos continuam a mentir

No céu de janeiro o Sol está em conjunção com Netuno, e Mercúrio começa a se relacionar de forma tensa com Saturno. Enquanto isso, aqui na Terra, os seres humanos mentem. Mentem a outrem e mentem também a si mesmos, e de tão disseminada que está a prática da mentira, passam eles a acreditar que ela é a verdade, chamando o ato de mentir de mera omissão da verdade.
Mentir e amar são práticas incompatíveis, pois somente vinga o amor nos corações que se esforçam para manter laços de confiança. E a mentira cria o campo propício para que as pessoas continuem a acreditar que a desconfiança é o estado natural dos relacionamentos.
Quem mente está se abstendo de entregar o que há no seu coração, e pela prática da ocultação cria o ambiente no qual a desconfiança se torna a imperatriz do infortúnio. Choram depois amargamente os humanos, queixando-se de merecer um pouco de amor, mas se abstendo de praticá-lo por meio da verdade.
Se a verdade haveria de libertar todo o mundo, por que então a humanidade não se apega a ela como à própria vida? Talvez porque os humanos estejam tão apegados a si mesmos que se tornaram incapazes de penetrar no mundo dos outros.




E-mail: astro@o-quiroga.com


Aquariano Há coisas que podem ser muito difíceis de serem faladas

ÁRIES (21 mar. a 20 abr.)
Se quiser realizar as esperanças que, por enquanto, são meras suposições a respeito do futuro, você haverá de se apegar à verdade com todas as suas forças. Dessa forma, não correrá o risco de confundir ilusões com esperanças.

TOURO
(21 abr. a 20 mai.)
Se você se encontra no perfeito alvo em que se depositam as mentiras de outrem e isso o faz se sentir ultrajado, pare um pouco e pense. Pense o que você mesmo fez no passado para permitir que as coisas atingissem esse ponto.

GÊMEOS
(21 mai. a 20 jun.)
Para não se iludir com promessas falsas ou entusiasmos exagerados, lembre sempre de passar as idéias pelo crivo da realidade. Dessa forma, deixe de lado as ilusões e atenha-se a tudo o que seja possível realizar. Todo o mundo ganhará com isso.

CÂNCER
(21 jun. a 21 jul.)
A visão mais realista pode justamente ser aquela mais difícil de ser aceita. No entanto, se a visão é realista, por que esperar que a dificuldade também se torne real quando se poderia tê-la eliminado antecipadamente? Você escolhe.

LEÃO (22 jul. a 22 ago.)
Medir com exatidão o esforço que será necessário para realizar tal ou qual desejo é a marca da alma sábia. Iludir-se com facilidades que o tempo provará inexistentes é a marca da alma que poderia ser sábia, mas que prefere continuar mentindo a si mesma.

VIRGEM
(23 ago. a 22 set.)
Não se pode duvidar de um sentimento, pois os sentimentos, diferentemente dos pensamentos, são absolutos, não comportam meios-termos. Quando estiver sob o influxo de certos sentimentos, não faça de conta que tudo poderia ser diferente.

LIBRA
(23 set. a 22 out.)
A vontade de fazer dar certo isso ou aquilo não pode se converter na necessidade de entortar a realidade até que essa se pareça com seus desejos. Construir e incentivar ilusões não é algo que pode dar benefícios para ninguém.

ESCORPIÃO
(23 out. a 21 nov.)
Quando os relacionamentos são medidos em termos de interesses e de raciocínios lógicos, pode contar que o amor já desapareceu há muito tempo, ou nunca existiu mesmo. O amor não é um jogo de interesses, não se confunda.

SAGITÁRIO (22 nov. a 21 dez.)
Tentar manipular os acontecimentos para que a pessoa amada não escape não é uma manifestação de amor. Quando o amor está presente, temos a nítida sensação de que não é a gente que ama, mas que é o amor que ama por meio da gente.

CAPRICÓRNIO
(22 dez. a 20 jan.)
Por mais que tente entortar a realidade, há coisas que já se tornaram inevitáveis e que você haverá de enfrentar de forma crua. Isso não significa mais um sofrimento. Pelo contrário, significa sair da via do sofrimento.

AQUÁRIO
(21 jan. a 19 fev.)
Há coisas que podem ser muito difíceis de serem faladas. No entanto, essa dificuldade não pode se converter no temor do ato. E muito menos que, pelo temor de dizer tais ou quais coisas, a sua mente sucumba à tentação da mentira.

PEIXES
(20 fev. a 20 mar.)
Conselhos levianos é a última coisa que você precisa no momento atual. Nasceu no signo que nasceu para honrar a profundidade, mesmo que essa dimensão o afaste das pessoas que realmente interessam. Cumpra seu destino, e nada mais.




Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.