São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

UMA RAZÃO PARA VIVER
Bandeirantes, 13h. (A Reason to Live). EUA, 1985, 95 min. Direção: Peter Levin. Com Peter Fonda, Ricky Schroder. Depois que a mãe dá no pé, filho (Schroder) ajuda o pai a aguentar o tranco.

A FUGA DO MAL
SBT, 13h50.
(Amityville: The Evil Escapes). EUA, 1989, 94 min. Direção: Sandor Stern. Com Patty Duke, Jane Wyatt. Quarto exemplar da série "Amityville", sobre uma cidadezinha aonde todos vão em busca de tranquilidade, mas só encontram horror. Aqui, uma luminária, na qual habita o demônio, é vendida. Um padre tenta localizá-la, a fim de exorcizar o mal.
˛
ARACNOFOBIA
Globo, 15h25.
(Aracnophobia). EUA, 1990, 110 min. Direção: Frank Marshall. Com Jeff Daniels, Julian Sands, John Goodman. Médico com pavor de aranhas muda-se para pequena cidade. Ali, pontificarão as aranhas. Argumento com chance de desenvolver-se sobre a idéia de fobia. Mas não se realiza, exceto comercialmente.
˛
OS COMEDORES DE LOTUS
Bandeirantes, 21h30.
(The Lotus Eaters). Canadá, 1993, 101 min. Direção: Paul Shapiro. Com Sheila McCarthy. Problemas domésticos em família canadense, nos anos 60: um pai, diretor de escola, apaixona-se pela nova professora de seus filhos. A mãe não gosta e sofre. Drama familiar em que há quem elogie a sensibilidade. Inédito.

BANDIT VOLTA ÀS ORIGENS
SBT, 22h05.
(Bandit Goes Country). EUA, 1994, 90 min. Direção: Hal Needham. Com Brian Bloom, Brian Krause, Christopher Atkins. Sequência da série iniciada nos anos 70, quando Burt Reynolds tinha o papel principal. Aqui, Bandit continua às voltas com a necessidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo: ajudar um primo em sua cidade natal, reconquistar uma antiga namorada e, como de costume, fugir da polícia.

A ESTRADA
Cultura, 22h30.
Brasil, 1956, 90 min. Direção: Osvaldo Sampaio. Com Miro Cerni, Agnes Fontoura. Filme mítico, há muito fora de circulação, "A Estrada" é um drama sobre a vida dos caminhoneiros, produzido em São Paulo após o fechamento da Vera Cruz. A conferir. P&B.

INTERCINE 1
Globo, 0h20.
Será exibido "Fugindo da Morte" (1992, de Bobby Roth, com Rosanna Arquette, Max Pomerane) ou "Poção do Amor Nē 9" (1992, de Dale Lauter, com Tate Donovan, Sandra Bullock).

INTERCINE 2
Globo, 2h15.
Vai ao ar o mais votado pelo telespectador entre "A sombra do Lobo" (Canadá/ França, 1993, de Jacques Dorfmann, com Lou Diamond Phillips, Toshiro Mifune) e "Pecado e Perdão" (1994, de Neema Barnette, com Richard Grieco, Cynthia Gibb).

INSTINTO ANIMAL 3
Bandeirantes, 2h05.
(Animal Instincts 3 - The Seductress). EUA, 1995, 95 min. Direção: Gregory Hippolyte. Com James Matthew, John Bades. Escritora de livros eróticos (sobre si mesma) adora ser olhada quando transa. Tem o marido perfeito: voyeur. Enfim, muito mais para animal do que para instinto.

DOIS CAIPIRAS LADINOS
Globo, 4h10.
(Way Out West). EUA, 1937, 64 min. Direção: James W. Horne. Com Stan Laurel, Oliver Hardy, James Finlayson. O Gordo e o Magro vão ao Oeste. Inútil dizer que ele não será mais o mesmo depois de suas gags, que levam o burlesco, o melhor burlesco, à saga da conquista do Oeste e à construção do homem americano. Um dos principais filmes da dupla.


TV PAGA
Sexo, pudor e morte

da Redação

Com suas virtudes e defeitos, o novo "Psicose", de Gus Van Sant, oferece a comprovação de que Hitchcock é insubstituível. Nada melhor, nesse caso, do que ver ou rever "Frenesi" (Telecine 5, hoje, 0h20), seu penúltimo filme.
Até porque o novo "Psicose" desloca um elemento fundamental do cinema de Hitchcock, que é a implicitude sexual, e nos força a rever esse procedimento. Não é bem o pudor que o move a fazer as coisas assim, nem a censura, e sim a tensão das coisas não ditas, que estão no olhar e nos gestos.
É bem verdade que um cineasta contemporâneo, Tim Burton, sabe tirar partido desse pudor, mesmo em "Ed Wood" (HBO, hoje, 1h30), cujo assunto é um cineasta que gostava de se vestir de mulher. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.