São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PODEROSO JOE"
Macaco é o melhor ator

PAULO VIEIRA
especial para a Folha

Híbrido entre um "King Kong" assexuado e "Nas Montanhas dos Gorilas", "Poderoso Joe" é remake do filme homônimo de 49, então dirigido por Ernest Schoedsack, o mesmo do "Kong" original.
Esta produção da Disney (US$ 40 milhões arrecadados em quatro semanas) recoloca na cidade grande (L.A.) um supermacaco que obedece servilmente a uma mulher, torna-se violento quando contrariado e é capaz de gestos altruístas, como salvar uma criança presa numa roda-gigante.
Você já viu isso antes, agora vê pior. Joe é secundado por um elenco inexpressivo, liderado negativamente por Bill Pato, digo, Paxton. Os roteiristas forçam a mão para o espectador ir às lágrimas, como na supracitada sequência do salvamento e nos intermináveis closes dos meigos olhos do animal.
Ao menos vão direto ao assunto. Em cinco ou dez minutos de projeção já morreram as mães de Joe e de Jill (Charlize Theron) e já sabemos quem são os vilões da história.
Jill, atendendo pedido expresso da mãe agonizante, passa sua vida a defender Joe, tornando-se então uma espécie de Diane Fossey nativa.
Mas chega Pato -este meu teclado!-; segue-se uma discussão ecológica, e Jill é convencida a tirar Joe da África e interná-lo num zoológico da Califórnia. Viajam, apartamentos são comparados a gaiolas e surgem coadjuvantes padrão USA -chefe retardado e assistente negra espirituosa.
Salva-se o macaco. É de longe a melhor atuação. Suas expressões e linhas foram convicentemente desenhadas pelos animadores, embora o bicho nem sempre seja virtual -quando então é um boneco vestido por John Alexander, que fez o mesmo em "Greystoke".
O toque konguiano vem no final, com a perseguição ao macaco e o Teatro Chinês de Hollywood fazendo as vezes do Empire State Building.
²

Filme: Poderoso Joe Produção: EUA, 1998 Direção: Ron Underwood Com: Charlize Theron, Bill Paxton
Quando: estréia hoje nos cines Paulista 2, Eldorado 3 e circuito




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.