São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICAS DO ED
Brancos são obrigatórios

ED MOTTA
Colunista da Folha

Com este calor de torrar o cérebro, os vinhos brancos se fazem obrigatórios, principalmente no almoço, e uma das castas que gera mais frescor é a Sauvignon Blanc.
A acidez pronunciada e os aromas lembrando frutas cítricas transformam os vinhos feitos com essa uva em bebidas refrescantes e, ao meu ver, vinhos diurnos. Existe isso? Por mais que se tenha um ar-condicionado potente, um Bordeaux tem uma característica noturna, mas se eu me deparar com um Pomerol no café da manhã...
Um dos vinhos mais bebidos nos bistrôs parisienses é o Sancerre, que, supostamente, tem uma qualidade variável. Antes de mais nada, o Sancerre "fica lindo na foto", com uma das variedades de queijo que mais amo, os de cabra -o Crottin de Chavignol ou o Chabichou de Poitou, os dois do Vale do Loire, assim como o vinho.
Dentre os disponíveis, o Sancerre La Chadouillonne 96, do produtor Fournier, é um dos melhores, não muito ácido, longo na boca e com aromas lembrando erva-doce.
Mas o obrigatório é o de Alphonse Mellot, o Domaine la Moussière 95, elegante com aromas de melão maduro e casca de limão.
Falando um pouco mais grosso em Sauvignon Blanc, o máximo que a uva alcança no Loire são os Pouilly Fumé. O Silex, do produtor "hippie" Didier Dagueneau, é o top -o 95 está explodindo aromaticamente com melão, grama cortada e boca infinita para escoltar brilhantemente queijos de cabra mais curados.
Se o que você procura é a "grosseria total" em Sauvignon Blanc secos (Sauterness é um capítulo à parte) temos de cair em Bordeaux. Na região de Graves, a uva está sempre num blend com a Semillon e Muscadelle -aqui temos uns dos melhores brancos do mundo, mas com preços sempre "graves".
Um dos meus favoritos é o La Ville Haut-Brion, do qual degustei as safras de 85 e 90. O 85 veio com os aromas típicos de vinho branco envelhecido (palha e frutas maduras), mas o 90 está entre os cinco melhores brancos que já tomei!
O queijo de cabra não é das melhores combinações nesse caso, mas sim nossos amigos do mar com os beurre blanc da vida.
²


Onde encontrar: Sancerre La Chadouillonne 96, Fournier (Maison du Vin, tel. 011/284-7288); Sancerre Domaine la Moussière 95, Alphonse Mellot (Cellar, tel. 011/531-2419); Pouilly Fumé "Silex" 95, Didier Dagueneau, La Ville Haut-Brion (Expand, tel. 011/7922-2440)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.