São Paulo, sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beatles e Stones apóiam

especial para a Folha

Como o falatório a respeito da turnê inglesa de Bob Dylan foi ganhando corpo conforme os shows em Londres se aproximavam, não eram raras as presenças ilustres para ver de perto porque o então rei da música acústica estava se metendo com o rock'n'roll.
Beatles, Stones, Johnny Cash e Spencer Davis Group foram alguns que pagaram para ver. Diz a lenda que, na segunda noite em Londres, John Lennon ficou irritado com os apupos contra Dylan, mandando os insatisfeitos fecharem a boca.
"Bob Dylan já tocava rock antes de virar folk. Ninguém sabia até então, mas ele já tinha tocado piano na banda de Bobby Vee. E o som era rock'n'roll", afirma George Harrison, dos Beatles.
Nas dezenas de shows pelo Reino Unido, o relacionamento entre Dylan e seu público sempre andou na linha da navalha. Conforme a reação do público se dividia, com aplausos nada empolgantes e com as primeiras vaias surgindo, Dylan e The Hawks começaram a levar o show em banho-maria, aumentando o espaço dos intervalos entre as músicas para controlar os ânimos.
Numa dessas paradas, após "Just Like Tom Thumbs Blues", uma garota loira se dirigiu ao palco para entregar um bilhete a Dylan. O músico leu discretamente e mandou um beijo para a fã, causando frisson no público de Manchester.
Anos depois, soube-se que o nome da mensageira era Barbara e que ela havia pedido a seu ídolo: "Mande a banda embora".
Para evitar problemas, o empresário do artista, Albert Gossman, convocou o assistente Rick Sanders para quebrar um galho como segurança na frente do palco. "Honestamente, não me senti ameaçado em nenhum momento."
Mas, apesar das vaias, quem apoiava a guinada de Dylan se manifestava. "Durante "Like a Rolling Stone', um homem atrás de mim sussurrou : "Isso é muito bom. É número um nos EUA'. Eu virei para concordar quando, para minha surpresa, vi que era um policial. A polícia inglesa é sensacional", disse o jornalista francês Jean-Marc Pascal. (DV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.