São Paulo, Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

O INVERNO DE 54
Bandeirantes, 13h. (L'Hiver 54 -L'Abbé Pierre). França, 1989, 104 min. Direção: Denis Amar. Com Lambert Wilson, Claudia Cardinale. Um terrível inverno abala a região de Paris, em 1954. Diante da omissão dos deputados, o abade Pierre lança-se com fúria à "insurreição da bondade". Além de se preocupar com um fato real (coisa menos frequente do que seria desejável no cinema francês), o filme é elogiado por críticos franceses por sua energia. Vale conferir.

O RETORNO DA MALDADE
SBT, 13h45.
(Mother's Boys). EUA, 1993, 95 min. Direção: Yves Simoneau. Com Jamie Lee Curtis, Peter Gallagher. Após largar marido e filhos, Jamie Lee opta pela volta ao lar. E, se não for por bem, ela está disposta a passar sobre uns tantos cadáveres (mais especificamente, o da namorada do marido) para chegar a seus desígnios.

A GUERRA DOS BIQUÍNIS
Globo, 15h45.
(Swinsuit). EUA, 1989, 94 min. Direção: Chris Thompson. Com Catherine Oxenberg, William Katt. Empresa busca uma nova modelo para lançar coleção de trajes de praia. Entre as muitas candidatas, a disputa parecerá mais uma guerra.

RIO LOBO
Bandeirantes, 21h30.
(Rio Lobo). EUA, 1970, 95 min. Direção: Howard Hawks. Com John Wayne, Jennifer O'Neill. Wayne é o coronel da União que tem um carregamento precioso roubado. Terminada a Guerra de Secessão, ele e o oficial sulista que o roubou se unem para encontrar o traidor que tornou o roubo possível. Canto de cisne de Howard Hawks, num filme em que a sequência inicial, do assalto, é antológica.

O SELVAGEM
Record, 21h45.
(The Call of the Wild). EUA, 1996, 90 min. Direção: Peter Svatek. Com Rutger Hauer, Bronwen Booth. Enésima versão do romance de Jack London sobre as aventuras de um jovem e seu cão selvagem, no Alaska, na Corrida do Ouro.

A EXPERIÊNCIA
Globo, 21h50.
(Species). EUA, 1995, 111 min. Direção: Roger Donaldson. Com Ben Kingsley, Michael Madsen, Natasha Henstridge. Equipe de cientistas tenta localizar bela mulher, criada por experiência em que se misturaram DNA humano e partículas recolhidas no espaço. Após escapar do laboratório, a mulher está mostrando seu potencial destrutivo. Inédito.

INTERCINE 1
Globo, 0h30.
Os candidatos são "O lugar dos Mortos" (Austrália, 1996, de Suri Krishnamma, com Greg Wise, Simon Dutton) e "Procura-se Susan Desesperadamente" (1985, de Susan Seidelman, com Rosanna Arquette, Madonna).

AS BONECAS DO SEXO
Bandeirantes, 2h05.
(The Sex Puppets). EUA, 1993, 102 min. Direção: Eric Louzil. Com Dana Plato, Daniel Barquet. Equipe de belas garotas conhecida como "As Bonecas do Sexo" participa da competição "Corrida da Cama". Pode-se sugerir outra competição: a corrida para a cama.

INTERCINE 2
Globo, 2h25.
"Star 80" (1983, de Bob Fosse, com Mariel Hemingway, Eric Roberts) e "O Regresso do Corcel Negro" (1983, de Robert Dalva, com Kelly Reno, Allen Goorwitz) são os indicados.

PERDÃO PARA DOIS
Globo, 4h.
(Pardon Us). EUA, 1931, 55 min. Direção: James Parrott. Com Stan Laurel, Oliver Hardy. Primeiro longa da dupla O Gordo e o Magro, ainda no início do sonoro. Suas aventuras se passam na cadeia, onde foram parar por fabricação e venda ilegal de bebida. Ali serão envolvidos em uma rebelião e tentativa de fuga. Grande comédia. Em P&B. Atenção: a exibição deste filme pode sofrer alteração no horário e até ser cancelada pela emissora.

TV PAGA

Cinema numa perna só

da Redação

Não é de se desprezar os dois filmes de Robert Altman dos anos 90 que passam no Telecine 3 ("Short Cuts", 15h10, e "O Jogador", às 21h40) -já exibidos várias vezes-, mas há também "O Saci", de Rodolfo Nanni (Canal Brasil, 12h).
O horário se presta exclusivamente para quem almoça em casa (ou está de cama). Ainda assim, esse filme pela primeira vez adaptou um texto de Monteiro Lobato para o cinema.
Mais do que isso, "O Saci", realização de 1951-53, representou uma das primeiras tentativas de criar um cinema fundado sobre histórias e paisagens brasileiras, nos anos 50. Inútil dizer que a carreira de Nanni foi bem truncada. O que é bem próprio, afinal, de um cinema que vive pulando numa perna só. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga
Próximo Texto: Tarzan, o rei das telas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.