São Paulo, terça-feira, 22 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

O Retorno de Sherlock Holmes
Record, 14h20.
 
(1994 Baker Street - Sherlock Holmes Returns). EUA,1993. Direção: Kenneth Johnson. Com Anthony Higgins. Após hibernar durante longos anos, Sherlock Holmes desperta na mesma casa de Baker Street, porém em 1994 e às voltas com mais ou menos os mesmos crimes e inimigos de outros tempos. Filme para TV.

Air Bud Contra-Ataca
Globo, 15h55.
 
(Air Bud 5). Canadá, 2002, 87 min. Direção: Mike Southon. Com Katija Pevec. Quinto e inacreditável exemplar das aventuras de Bud, cão de mil habilidades. Aqui, ele arrasa no vôlei e, de quebra, dá uma de detetive. Inédito.

13º Guerreiro
SBT, 22h15.
 
(The 13th Warrior). EUA, 1999, 102 min. Direção: John McTierney. Com Antonio Banderas, Diane Venora. Poeta árabe do século 10 (Banderas) é desterrado -embora com a condição de embaixador- ao se apaixonar por uma mulher casada. Acaba no norte da Europa, entre os vikings, tendo de ajudá-los a combater um terrível inimigo. Grande produção, má fama idem.

O Milagre de Anne Sullivan
SBT, 2h45.
  
(The Miracle Worker). EUA, 2000, 90 min. Direção: Nadia Tass. Com Allison Elliottt, Hallie Kate Eisenberg. Sullivan (Elliott) é a enfermeira contratada para cuidar da jovem Helen Keller, cega, surda e muda. O resultado de seu trabalho é o milagre a que se refere o título. Baseado em célebre peça teatral, este telefilme vai na esteira da obra-prima de Arthur Penn sobre a história, no mais real. Só para São Paulo.

Intercine
Globo, 2h05.

"Prova Final" (1998, de Robert Rodriguez, com Elijah Wood, Jordana Brewster) e "Loucos do Alabama" (1999, de Antonio Banderas, com Melaine Griffith, David Morse) são os candidatos à exibição na terça.

Os Ratinhos de Nova York
SBT, 4h15.
  
(A Rat's Tale). Alemanha,1997, 89 min. Direção: Michael F. Huse. Tudo parte de um mal-entendido, neste filme infantil com animação de bonecos. O ratinho Monty devia levar uma concha mágica para "manhattin" (lugar perfeito). Por um ato falho, ele entende Manhattan, Nova York. Lá existe um exterminador de ratos, e ele deve achar meios de combatê-lo. Só para São Paulo

Santo Matrimônio
Globo, 4h.
  
(Holy Matrimony). EUA, 1993, 93 min. Direção: Leonard Nimoy. Com Patricia Arquette, Armin Mueller Stahl. Depois que pratica um assalto com o namorado, Arquette o vê morrer. E se vê às voltas com uma comunidade religiosa onde, segundo as regras, a viúva tem de se casar com o irmão do finado marido. No caso, um garoto de 12 anos. Comédia. (IA)

Uma charada à moda de Hitch

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Charada" (Film & Arts, 19h) é um longa de Stanley Donen que poderia muito bem ser um filme de Alfred Hitchcock.
Talvez Hitchcock não se apaixonasse por Audrey Hepburn -ele preferia louras e grandes- na pele da mulher cujo marido é assassinado e que passa a ser perseguida por uns caras maus em busca de uma fortuna -em tese, a moça saberia o esconderijo do tesouro. Quem a protege é Cary Grant, este sim bem hitchcockiano. Entre outras coisas porque nunca sabemos se ele é o bom e charmoso viúvo ou alguém que usa o charme para melhor esfolar o próximo.
Conquanto feito à la Hitchcock, o filme tem aquela leveza de mão que caracteriza o trabalho de Donen. Isso nos livra, no mais, do perigo das imitações.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Me internem! Tô viciado em paredão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.