São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

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Grandes bilheterias em 2002 tinham tanto cigarro em cena quanto em 1950

DA REPORTAGEM LOCAL

Em outro estudo publicado em 2004 no "American Journal of Public Health", a frequência de imagens de cigarro em filmes de grande bilheteria, lançados em 2002 nos Estados Unidos, foi comparada à das produções de mesmo porte de 1950, quando Hollywood ainda tinha a indústria do tabaco entre suas maiores financiadoras através de anúncios.
Naquele ano de 1950 foi lançado "A Malvada" ("All About Eve"), filme estrelado por Bette Davis, umas das atrizes americanas cuja imagem ficou associada ao cigarro. Davis, Clark Gable, Joan Crawford, John Wayne e Henry Fonda foram alguns dos astros de Hollywood que receberam dinheiro da indústria do cigarro para promover suas marcas.
Uma das produções de 2002 citadas no estudo foi "Men in Black 2", em que um grupo de alienígenas aparece fumando ou empurrando caixas de Marlboro. O pesquisador Jonathan Polansky diz que especialistas em saúde pública reclamaram à época. Mas os produtores argumentaram que a sequência não representava a realidade, pois havia apenas animações de alienígenas em cena.
O estudo da Universidade da Califórnia, sobre a presença do cigarro no cinema americano, apontou que a Philip Morris foi o fabricante que teve mais marcas exibidas em filmes entre 1991 e 2008. Sendo que o Marlboro, por exemplo, apareceu em 75% dos filmes de 2008.
A reportagem da Folha não conseguiu contatar a Philip Morris americana. O braço brasileiro da fabricante, ligado à Philip Morris International, enviou comunicado dizendo se tratam de "empresas diferentes", mas ressaltando que "não apoiam, endossam ou fazem pagamento, direto ou indireto, para merchandising, propaganda de cigarros" em filmes.


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