São Paulo, segunda, 22 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSI€ÃO
Evento começa em novembro com atividades variadas
4ª Bienal Internacional de Arquitetura é lançada em SP

free-lance para a Folha

Lançada na última sexta em São Paulo, a 4ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) quer fazer a passagem de 1999 para 2000 mostrando ao público o que há de mais notável na arquitetura do século.
A organização do evento é da Fundação Bienal de São Paulo e do Instituto de Arquitetos do Brasil, e a curadoria é dos arquitetos Lúcio Gomes Machado e Luiz Fisberg. O lançamento coincide com a posse do também arquiteto Carlos Bratke como presidente da Bienal.
Parte da 4ª BIA é formada pela Exposição Geral de Arquitetos, que reunirá obras selecionadas pelo Conselho Consultivo do evento.
Podem-se inscrever para a seleção obras construídas por profissionais de países da União Internacional de Arquitetos (organização francesa que congrega 101 países e organiza os principais eventos relacionados à profissão).
Haverá também uma outra competição, o Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura, do qual cada faculdade pode participar com um projeto para um centro cultural. Os projetos serão julgados por docentes de vários países.
²
Múltiplas atividades A BIA pretende atingir um público variado, não só arquitetos e estudantes, com a intenção de fazer o cidadão comum refletir sobre a cidade em que vive.
Para tanto, há no programa várias atividades: palestras e debates, concertos de música eletroacústica relacionada à arquitetura e visitas guiadas a obras de arquitetura moderna em São Paulo.
Além das exposições resultantes dos concursos, há outras 32 mostras, brasileiras e estrangeiras, presentes no evento.
Algumas foram organizadas especialmente para a Bienal de Arquitetura, mas boa parte provém de instituições como as fundações Calouste Gulbenkian, de Portugal, e Le Corbusier, da França.
Veja os destaques da 4ª BIA no quadro ao lado.
(FRANCESCA ANGIOLILLO)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.