UOL


São Paulo, terça-feira, 22 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

No embate, nova geração leva

DA REPORTAGEM LOCAL

Quantidade e qualidade nunca andaram necessariamente juntas para o Guided by Voices. E, apesar de remeter à boa fase da banda, mais especialmente aos lendários "Bee Thousand" e "Alien Lanes", "Universal Truths and Cycles" não foge à regra: muito barulho por (quase) nada.
Assim, para cada "Skin Parade", confortável retorno da banda aos domínios do "lo-fi" arrastadão e sujo, tem uma e outra "Zap", "The Weeping Bogeyman" e "Factory of Raw Essentials", baladinhas acústicas bonitinhas, mas, convenhamos, ordinárias.
Se de fato Hives e White Stripes têm muito a aprender com os tiozinhos do GBV e seus predecessores, é bem verdade, "verdade universal", como diz o título do CD, que o contato com os garotos do Strokes fez bem a Pollard e cia. As punks-quatro-acordes "Everywhere with Hellicopter", "Eureka Signs" e a própria "Universal Truths and Cycles" estão aí para provar que uma mão lava a outra. No embate, a nova geração leva.
Enfim, quando o assunto é quatro canais, o tal do "lo-fi", o GBV têm crédito para a vida toda. Nos dedos da mão: "Back to the Lake", "Love 1", "Storm Vibrations", "Pretty Bombs" e "Car Language", que, somadas, não dão nem 15 minutos de música, já valem os cinco meses de espera antes de começar a separar as pérolas de "Earthquake Glue". (DIEGO ASSIS)


Universal Truths and Cycles
  
Artista: Guided by Voices
Gravadora: Matador/Trama
Preço: R$ 25, em média



Texto Anterior: À espera do terremoto
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.