São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2000


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CANNES

Menção especial faz justiça ao filme "Eu Tu Eles"

Divulgação
Regina Casé e Luiz Carlos Vasconcelos em cena do mais recente filme de Andrucha Waddington


AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A CANNES

A menção especial na mostra paralela Um Certo Olhar para "Eu Tu Eles", de Andrucha Waddington, compensou parcialmente o erro histórico de seleção de Cannes 2000, no que diz respeito à representação brasileira. A ousada, mas malograda, adaptação de "Estorvo" por Ruy Guerra teria tido uma exposição menos desgastante fora e não dentro da competição oficial, por exemplo em Um Certo Olhar ou, melhor ainda, num ciclo como a Quinzena dos Realizadores.
Já o segundo filme de Waddington não teria feito feio na disputa oficial, ainda que não viesse a lutar pelos prêmios principais. "Eu Tu Eles" é um modesto e eficiente drama familiar sobre uma nordestina (Regina Casé) que mantém três maridos sob o mesmo teto (Lima Duarte, Stênio Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos).
Parece uma combinação bem-feita de "Vidas Secas" e "Central do Brasil", com toques de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", antes no humor do que na sensualidade. Foi calorosamente recebido pelo público e, quanto à repercussão crítica, os elogios da revista "Variety" lhe abrem até mais portas do que a menção.
"Eu Tu Eles" tem lançamento nacional previsto para agosto.
Presidido pela atriz Jane Birkin, o júri da Foundation Gan pour le Cinéma -que concede o prêmio para a mostra paralela, mas oficial, Um Certo Olhar- apostou saudavelmente na renovação em seu veredicto. Além da menção ao filme brasileiro, atribuiu o prêmio principal a "Things You Can Tell Just by Looking at Her" (Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar para Ela), uma produção norte-americana que marca a estréia de Rodrigo García, filho de Gabriel García Márquez.
"Things" embaralha os destinos de cinco mulheres de Los Angeles. A promissora carreira de García já inclui um elogiado roteiro para a cinebiografia de Frida Kahlo, que a Miramax produz para Salma Hayek estrelar. O diretor ainda se mantém indefinido, pois tanto Walter Salles quanto Pedro Almodóvar não puderam assumir o projeto dentro do breve prazo previsto para sua produção.


O crítico Amir Labaki esteve em Cannes a convite da organização do festival


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