São Paulo, segunda-feira, 22 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO CANAL

Ignorância digital frustra sorteio da Globo




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Há um mês no ar, a promoção "Seleção do Faustão", promovida pela Globo, já atingiu a casa das 10 milhões de ligações telefônicas, mas esse número ainda está longe da meta da emissora, que pretende chegar a 40 milhões até o fim da Copa.
A Globo detectou que o principal obstáculo para o sucesso de seu telessorteio é o "analfabetismo digital". É que, para participar dos sorteios pela TV e concorrer a 2.006 prêmios (pagando R$ 4 mais impostos), o telespectador tem de mandar uma mensagem curta de texto (SMS) pelo telefone celular. A Globo constatou que a grande maioria dos usuários de celular não sabe fazer isso.
A emissora tem feito uma divulgação maciça da promoção, com sorteios apresentados por Fausto Silva nos intervalos do horário nobre, todos os dias. A Globo até se esforçou em ensinar o usuário a mandar SMS (o que teria utilidade pública), mas a variedade de modelos de telefones e os diferentes tipos de confecção de mensagens dificultam ações mais didáticas.
Mesmo assim, o tráfego de mensagens via celular teria aumentado 80% no último mês graças à campanha da Globo.
A "Seleção do Faustão" é uma reedição dentro das normas legais dos telessorteios via 0900, proibidos pela Justiça em 1998. Mas participar dela não é tão simples como no 0900 (no qual bastava digitar números em telefones fixos). O objetivo da promoção é aumentar as receitas da Globo com a Copa do Mundo.

OUTRO CANAL

Agora é guerra
Os recentes ataques do PCC assustaram as redações das TVs. Na última sexta, chegaram à Band oito coletes à prova de bala, iguais aos da polícia, para serem usados pelos jornalistas que cobrem violência nas ruas.

Batviatura
Já a Globo está reforçando sua frota de carros blindados à disposição de jornalistas.

Pegadinha 1
Há uma nova armadilha eletrônica na praça. Na última quinta-feira, começou a circular um e-mail "incentivando" telespectadores a se inscreverem em todos os quadros do "Caldeirão do Huck".

Pegadinha 2
O e-mail é falso e leva a páginas inseguras na internet. O programa da Globo não usa e-mails para atrair personagens.

Nocaute 1
Autor de "Belíssima", Silvio de Abreu só concluiu sábado o capítulo que vai ao ar hoje. Teve de arranjar uma solução urgente para o desaparecimento de Seu Quiqui (Serafim Gonzalez), justamente numa semana importante para o personagem.

Nocaute 2
O ator, de 72 anos, está internado desde a semana passada, tratando de uma infecção pulmonar. Deve ter alta na quarta.

Nocaute 3
Originalmente, Quiqui sumiria após revelar pontos sobre o cadáver de Valdete (Leona Cavalli) estar no túmulo de Bia (Fernanda Montenegro). Agora, ele desaparece antes. Para justificar o sumiço, Gonzalez grava hoje, no hospital, o áudio de uma discussão por telefone com André (Marcello Antony).


@ - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.