São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Atirando em Peixes' cria confusão ágil

da Equipe de Articulistas

Dois amigos que cresceram em orfanatos juntam-se quando adultos para formar uma espetacular dupla de vigaristas. O objetivo é conseguir dinheiro para comprar uma mansão para cada um.
Ao gênio criativo de Jez (Stuart Townsend) junta-se o sex-appeal de Dylan (Dan Futterman). O primeiro inventa um falso computador sem teclado, que funcionaria a partir do reconhecimento da voz do usuário. O segundo se encarrega de tocar para a frente a fraude, vendendo-a para empresas.
Para essa empreitada, contratam uma secretária desavisada, a estudante de medicina Georgie (Kate Beckinsale), que trabalha nas horas vagas para ajudar a sustentar o irmão portador da síndrome de Down.
De início, os dois vigaristas se apresentam para Georgie como Robin Hoods do fim do século, interessados em roubar dos ricos para dar aos pobres. Mas logo a farsa vai se desfazendo aos olhos dela, que vira também objeto do desejo dos dois amigos.
A trama prossegue, cheia de peripécias absurdas e pequenas contravenções que Jez e Dylan vão executando para acumular fortuna, sempre desafiando o sistema, até serem presos por prestação de serviços fraudulenta: vendiam forração para aquecimento de sótãos, mas entregavam uma imitação do produto.
A essa altura, já se sabe mais do drama experimentado por Georgie, prestes a se casar com um milionário por quem não está apaixonada. É que o homem se compromete a bancar a compra da fundação de apoio aos portadores de síndrome de Down, em que o irmão de Georgie vive.
Enfim, uma confusão, por vezes inverossímil. Mas o filme é ágil, estranho, com atores pouco conhecidos em bons desempenhos, embora seja menos comédia do que pretende. (MARILENE FELINTO)

Filme: Atirando em Peixes Produção: Inglaterra, 1997 Direção: Stefan Schwartz Com: Kate Beckinsale, Dan Futterman, Stuart Townsend Quando: a partir de hoje, nos cines Belas Artes - sala Oscar Niemeyer, Morumbi 6 e Eldorado 4


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.