São Paulo, sexta, 22 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACONTECE NO RIO
Artistas de Santa Teresa abrem portas

ANNA LEE
da Sucursal do Rio

Neste fim-de-semana, a quinta edição do "Arte de Portas Abertas" vai mudar a rotina do bairro de Santa Teresa (região central do Rio).
Amanhã e domingo, 52 ateliês de 78 artistas plásticos estarão abertos ao público no bairro. O objetivo do evento é colocar as pessoas em contato com os artistas, que convidam os visitantes para tomar um cafezinho enquanto mostram suas obras e falam sobre suas técnicas e seus trabalhos.
A maioria dos casarões de Santa Teresa -cujas fachadas lembram o Rio antigo- serve ao mesmo tempo de moradia e espaço de criação para muitos artistas do bairro.
Neles é possível encontrar arte para todos os gostos: pinturas em diversas técnicas, esculturas, desenhos, cerâmicas, fotografias, objetos de design, tecelagem e até maquetes.
O fotógrafo Ricardo Fasanello mostrará imagens do making of do filme "Estorvo", de Ruy Guerra, realizado em Cuba, que depois da exposição serão reunidas em livro. Um ensaio sobre Trancoso (BA) também vai fazer parte da exibição do fotógrafo.
Junto com ele, o pintor francês Anne-François de Serrily, que acaba de se mudar para o Brasil, estará expondo portraits a óleo.
O ateliê de Delfina Renck Reis é repleto de objetos em papier maché, como flores, porta-retratos, relógios, anjos, molduras para espelhos, biombos.
Entre seus trabalhos mais recentes estão montagens feitas sobre telas de 23 cm por 28 cm, nas quais mistura materiais como osso, cobre, madeira, plástico, tecido, pelúcia e outros.
O arquiteto Flávio Papi vai pela primeira vez abrir sua casa para mostrar as maquetes que estão espalhadas por todos os lados, desde a cozinha até a sala de visitas.
Papi faz maquetes para comerciais de TV, filmes, novelas e clipes e depois as usa para decorar sua casa.
Um dos destaques é um banheiro completo em miniatura, colado à parede da sala, que serviu para o clipe "Uma Brasileira", do grupo Paralamas do Sucesso.
Estandartes amarelos nas fachadas dos casarões indicarão os ateliês que participam do evento. O roteiro para visitá-los estará disponível nos bares e restaurantes de Santa Teresa.
O público também poderá percorrer o bairro utilizando vans.
Debate
Para marcar o início do "Arte de Portas Abertas" acontece hoje o debate "O Poder da Cultura - A Cultura no Coração do Desenvolvimento".
Será avaliada a experiência de revitalização de Santa Teresa por meio da arte, tendo como base a Conferência da Unesco realizada em abril, em Estocolmo, que discutiu a cultura como alavanca de desenvolvimento.

Evento: 5º Arte de Portas Abertas Onde: em 52 ateliês de Santa Teresa Quando: amanhã e domingo, das 11h às 20h Quanto: grátis Na Internet: http://www.vivasanta.com.br

Serviço de vans: a cada 15 minutos, os veículos sairão do largo do Machado e da rua das Laranjeiras, esquina com rua Alice, em Laranjeiras Quanto: R$ 4, com direito a um dia inteiro de percurso
Debate: O Poder da Cultura - A Cultura no Coração do Desenvolvimento Quando: hoje, às 20h Onde: auditório do Parque das Ruínas (rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa) Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.