São Paulo, quinta-feira, 22 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO
Ana Ottoni/Folha Imagem
Spalla do Projeto Guri, Alessandra Raimundo, 17 anos, espiava os ensaios da orquestra, no Brás, e gamou no violino; agora se prepara, faceira, para tocar com Arthur Moreira Lima no Festival de Inverno de Campos do Jordão


Sinal de alerta

Um retrato dramático da violência no Brasil está sendo finalizado pela Funasa, a Fundação Nacional de Saúde, do governo federal. Mostra que 63% das pessoas que morreram em 97 por causas externas foram vítimas de assassinato ou de acidente de trânsito; 6% morreram afogadas e 5,8% se suicidaram.

Nos Estados do Rio, Espírito Santo, Pernambuco e Amapá, 40% ou mais dos que morreram foram assassinados. São os recordistas. Chama a atenção também o fato de que no Acre, no Amazonas e no Piauí mais de 10% morreram afogados; em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 10% se suicidaram.

As capitais mais violentas são, pela ordem: Vitória, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá.

SINAL VERDE
Os únicos Estados em que os assassinatos não ficam pelo menos entre as dez principais causas de morte são: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Piauí.

AMARGO REGRESSO
Deprimido com toda a confusão das fraudes em filiações de seu partido, o PPS, o filósofo Roberto Mangabeira Unger passou os últimos dias recolhido no Club Med, de Rio das Pedras, em Mangaratiba, Rio de Janeiro. Gastou as horas ao lado da mulher, Tamara, e dos filhos.

Deve reaparecer hoje, numa entrevista em que promete soltar tiros para todos os lados.

CONGLOMERADO
O senador Pedro Simon, do PMDB, já anunciou para várias pessoas: vai votar pela cassação do senador Luiz Estevão, seu colega de partido.

BELEZA AMERICANA
A jornalista Zileide Silva, da TV Globo em Brasília, foi convidada para substituir Ana Paula Padrão como correspondente da emissora em Nova York.

BOTA-FORA
Como não haverá festa, um dia antes do casamento de Carolina Magalhães e Rafael Guinle haverá uma despedida de solteiro no buffet Solar dos Wildberger. São esperados 200 amigos do casal vindos de Salvador, Rio e São Paulo.

REAIS
A M.Officer vai produzir as primeiras peças do Irmãos Campana no Brasil. Até hoje, as criações dos designers eram confeccionadas fora do país. Uma cadeira dobrável e um cabideiro chegam às lojas brasileiras em outubro.

MADE IN BRAZIL
Os artistas brasileiros continuam fazendo sucesso no mundo. O poeta Mario Chamie faz uma palestra sobre a poesia brasileira pós-moderna brasileira amanhã na Universidade Livre de Berlim. Também na Alemanha, o artista plástico Alex Flemming expõe suas telas no Castelo de Siegburg, em Bonn.

Já a artista plástica Claudia Marchetti inaugura sábado a exposição "Alfabeto Imaginário" no museu Art Gallery, em San Diego (EUA).

CURATIVO
Alec Baldwin foi condenado pela Justiça americana a pagar US$ 4.500 a um fotógrafo que ele agrediu tempos atrás. O paparazzi tentava flagrar a mulher do ator, Kim Basinger, ao lado da filhinha do casal, Ireland. Baldwin surgiu dos céus e partiu para cima do nariz do rapaz, que a essa altura nem notou o astro: só viu estrelas.

TUDO SÃO FLORES
O brasileiro Vitor Amati, diretor de fotografia, acaba de ganhar um prêmio especial no festival de curta-metragens off Cannes, com seu curta "Beauty". É a história de dois girassóis que trocam idéias sobre a ambição.

Agora ele monta uma exposição de fotos "polaroid" e se prepara para filmar um conto de Gisela Rao, "O Que É Isso, Peixoto?", homenagem aos catecismos de Carlos Zéfiro, que deve ter Raul Cortez no elenco.

Para completar sua fase florida, namora Camila Pitanga.

CURTO-CIRCUITO

A agência NeoGama ganhou um Leão de Prata no festival de Cannes com a campanha "Chuteira", para a empresa de equipamentos esportivos Umbro.

A cantora Regina Machado autografa hoje, às 20h, o CD "Sobre a Paixão" na livraria Futuro Infinito.

Willy Verdaguer, ex-baixista dos Secos e Molhados, faz show hoje à noite no Supremo Musical.

O artista plástico Valdirlei Dias Nunes inaugura hoje um "project room", com sete pinturas, na galeria Ramis-Barquet, em Nova York, que passa a representá-lo nos EUA.

O Bingo Club e a Fraternidade de Maria promovem jantar beneficente amanhã no Maksoud Plaza.

E-mail:
bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Ficção é colcha de retalhos de vários filmes
Próximo Texto: Relâmpagos - João Gilberto Noll: A véspera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.