São Paulo, sexta-feira, 22 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músico era admirador secreto de Anne Sofie

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM NOVA YORK

Anne Sofie van Otter conheceu Elvis Costello quando mandou seu empresário descobrir quem ia a todos os seus concertos e mandava flores sem cartão depois. "Quando Elvis ouviu que eu queria saber a origem dos presentes, foi ao meu camarim. Encantei-me na hora. Imaginava que ele fosse um desses jovens bravos", disse.
Ficaram amigos antes que a mezzo-soprano conhecesse as músicas do ex-punk. "Quando conversamos e conheci seu jeito de pensar, o humor, o que fala e sente, fiquei curiosa para conhecer sua obra. Vi que Elvis era ideal para realizar um sonho antigo: gravar um CD de músicas pop."
Anne Sofie nasceu em Estocolmo, na Suécia, e estudou canto lírico na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, uma das escolas mais respeitadas de música e teatro da Europa. Desde a década de 80, tem se apresentado nas principais casas de ópera, como o Metropolitan de Nova York e a Deutsche Opera de Berlim.
Pop não é exatamente novidade em sua vida. "Passei a adolescência ouvindo The Mamas and the Papas, Joni Mitchell e Barbra Streisand." E torcendo o nariz para Frank Sinatra. "Eis uma voz que não me diz nada. Não consigo ouvir Frank Sinatra durante horas. Prefiro outras vozes à dele."
Cantar um repertório popular depois de anos de treino em música erudita não é tão fácil como se imagina, diz. "Claro que é menos trabalhoso do que ópera. Mas era novo para mim, que tinha o mesmo treino que todo mundo: cantava no chuveiro." (TR)


FOR THE STARS - Elvis Costello e Anne Sofie van Otter. Gravadora: Universal. Quanto: R$ 25, em média.



Texto Anterior: Música: Elvis Costello doa tom lírico a universo pop
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.