São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Com Copa, ‘JN’ supera trauma de ‘efeito Clone’

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Devido à Copa do Mundo, o "Jornal Nacional" deve atingir em junho uma de suas maiores médias mensais de audiência nos últimos anos. Até anteontem, a média era de 44 pontos no mês.
Nesta semana, o telejornal conseguiu um feito raro: marcar mais pontos no Ibope do que "Esperança", a nova novela das oito, tradicionalmente a maior audiência da TV brasileira. De segunda até quinta, "Esperança" tinha média de 41 pontos, e o "JN", de 42.
A boa performance do jornal surpreendeu a Globo. Esperavase que, com o final de "O Clone", na semana passada, a audiência do telejornal despencasse nesta semana, assim como ocorreu com a faixa da novela das oito. Na Globo, já se chamava esse possível movimento de "efeito Clone".
Isso porque se creditava o aumento de audiência do "JN" ao sucesso de "O Clone" em seus dois últimos meses, quando a Globo conseguiu no horário as melhores médias desde 1997. O "JN", que em janeiro e fevereiro registrou média de 34 pontos, subiu para 37 em março, atingiu 40 em abril e fechou maio com 43.
Além de "O Clone", avalia-se na Globo que o "JN" também subiu no Ibope por causa do final do racionamento de energia elétrica, em fevereiro. Neste mês, os créditos são da cobertura da Copa.
Em junho de 98, durante a Copa da França, a audiência do "JN" foi de 43 pontos. Em junho de 94 (EUA), a média foi de 42.

OUTRO CANAL

Contrapropaganda 1
Circula nos bastidores da Globo uma lista com as audiências de cada novela das oito nos últimos 20 anos (veja quadro ao lado). Não-oficial, a lista tem um único objetivo: mostrar que a audiência de "O Clone", o maior sucesso da "Era Marluce Dias da Silva", não é lá essas coisas numa perspectiva histórica.

Contrapropaganda 2
Na lista, encabeçada por "Roque Santeiro" e "Tieta", "O Clone" aparece apenas em 19º lugar, atrás de "A Indomada". O Ibope, no entanto, não recomenda comparar uma audiência de 2002 com uma de 1985. Principalmente porque a metodologia e a tecnologia de coleta de dados mudaram duas vezes nesse período, em 1989 e 1994/95.

Federal
A MTV conseguiu nesta semana, do Ministério das Comunicações, um canal retransmissor em Brasília (DF). A emissora, cujo sinal na capital federal está fora da TV aberta há mais de um ano, deve inaugurar o canal em um mês.

Anedota
Virou piada na Globo os sotaques e as falas de "Esperança", que misturam português, italiano e espanhol. Tem gente falando que, pelo menos na novela, o esperanto pegou.

Caça-níquel
A promoção "Show de Gols", da Globo, atingiu 10 milhões de revistas vendidas. E foi prorrogada até meados de julho.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Chama o Olodum! O Beckham foi pra back home!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.