São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Livro é sobre um músico, escrito por músicos e para músicos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Político, polêmico, vanguardista: as várias facetas de Jorge Antunes aparecem na coletânea "Uma Poética Musical Brasileira e Revolucionária".
Sendo o livro organizado pelo próprio compositor e lançado por uma editora de sua propriedade, seria lícito se esperar uma hagiografia. Mas, embora o tom dos 22 autores seja mesmo de admiração para com Antunes, há também espaço para restrições e críticas negativas, como o juízo de valor expresso por Ricardo Tacuchian sobre sua "Sinfonia em Cinco Movimentos": "Como obra de repertório (será que isso ainda existe?) fica aquém de outros grandes painéis sinfônicos de sua lavra".
Algumas discussões suscitadas nas análises (como Flávio Silva falando de ritmo livre ou Rodolfo Coelho de Souza refletindo sobre a música aleatória) transcendem, por certo, as obras analisadas. Mas, se trata, sempre, de um livro sobre um músico, escrito por músicos e para músicos.
Historicamente, talvez os trechos de maior interesse sejam os que relatam o diletante início de carreira do compositor.
Tendo se impressionado com um concerto de música de vanguarda dado por Eleazar de Carvalho, no Rio de Janeiro, em 1961, o jovem violinista e estudante de física começa a construir instrumentos em casa, às vezes com resultados prosaicos: quando o compositor tinha 24 anos de idade, Mara, sua irmã mais nova, deu um tropeção acidental no fio do microfone Philips que captava sons de água em um balde; Antunes não se irritou, porque o microfone "não teve sua qualidade afetada: continuou tão ruim quanto antes".
O retrato fica completo com as menções às obras de conotação política, que incluíram desde a utilização de textos do anarquista francês Proudhoh a ataques ao AI-5, passando por homenagens ao arcebispo salvadorenho Oscar Arnulfo Romero.
(IRINEU FRANCO PERPETUO)


Avaliação:    



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Petrobras Pró: Música toca Tchaikovski amanhã no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.