São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"SHE WAS AND SHE IS, EVEN"

Platéia brasileira humaniza peça de Fabre

DO ENVIADO A RIO PRETO

"She Was and She Is, Even" não é performance nem teatro-dança. É peça de teatro, prefere Jan Fabre, que não crê em formas híbridas, mesmo que em sua revista "Janus" faça a "conciliação" de pontos de vista de filósofos, fotógrafos, artistas...
Assim, a cruel auto-exposição dessa noiva-máquina sexual, embora tenha sido inspirada na famosa obra de Duchamp "La Mariée Mise à Nu par Ses Célibataires Mêmes", deve ser vista como um monólogo: uma atriz dizendo um texto dentro de um espaço cênico meticulosamente estabelecido.
Há pouca margem para o improviso, e, por isso mesmo, quando ele é solicitado o efeito transtorna profundamente o público. Um espaço vazio cercado por uma rotunda de tecido requintado e coberto por um brilhante e mágico linóleo concentra uma marcação milimétrica.
Els Deceukelier, sensualmente trágica, em seu vestido de noiva que despe provocadoramente, repete um texto que vai de um rústico e sonoro lirismo (artaudiano, para ficarmos no mote do festival) a clichês da pornografia, acentuando a desumanização da prostituta até parecer uma máquina.
Cada quebra desse código rigidamente estabelecido é um acontecimento. Surge um cachimbo, com o qual ela demonstra suas habilidades sexuais. Tão freudianas quanto o cachimbo, três aranhas caem de suas saias, e a platéia percebe que elas estão vivas.
Na aguardada estréia de uma montagem de Fabre no Brasil, houve um fenômeno interessante. A reação da platéia brasileira pareceu ser muito maior do que a atriz se acostumara em anos de temporada, e ela passou progressivamente a jogar com o público, abandonando o angustiante rigor mecânico europeu, chegando à crise de riso e ao flerte aberto. Rio Preto humanizou o espetáculo, talvez o superficializando. Não importa: são coisas de festival. (SÉRGIO SALVIA COELHO)


Texto Anterior: Artes cênicas: Festival de Rio Preto revitaliza sonho de Artaud
Próximo Texto: Ciranda fashion
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.